O realizador James Cameron está agora a filmar "Avatar 2" e "Avatar 3", ao fim de quase oito anos desde que o primeiro filme chegou às salas de cinema e bateu recordes de bilheteira.

Aos filmes regressam Sam Worthington, Zoe Saldana, Stephen Lang, Sigourney Weaver, Giovanni Ribisi, Joel David Moore, C. C. H. Pounder e Matt Gerald, enquanto  Oona Chaplin, Cliff Curtis e Kate Winslet são novidades no elenco.

Os argumentos de "Avatar 4" e Avatar 5" também estão prontos e, tal como os anteriores, o estúdio 20th Century Fox já avançou com as datas de estreia.

Só que, ao contrário do que se pensava inicialmente, não fazem todos parte de um "pacote".

Numa entrevista à Vanity Fair, o realizador James Cameron avisou que os dois últimos filmes dependem do impacto nas bilheteiras dos anteriores.

"Sejamos francos, se 'Avatar 2' e '3' não fizerem dinheiro suficiente, não vai haver um quarto e quinto. Todos têm histórias completamente encapsuladas que valem por si. Desenvolvem-se ao longo de cinco filmes para um tipo de grandiosa metanarrativa, mas são filmes totalmente independentes que valem por si, ao contrário, por exemplo, da trilogia 'O Senhor dos Anéis' [de Peter Jackson], em que tínhamos todos apenas de simplesmente dizer 'Bolas, suponho que o melhor é regressar no ano que vem.' Embora isso tudo tenha resultado e todos voltaram".

A revelação de James Cameron mostra que o realizador sabe que as sequelas vão estrear numa altura muito diferente de "Avatar", com o panorama dos "blockbusters" agora dominado pelos filmes de super-heróis e "universos cinematográficos", além das alterações dos comportamentos dos espectadores das salas de cinema.

O primeiro "Avatar" dominou as bilheteiras em dezembro de 2009 e nos primeiros meses de 2010, tornando-se o mais rentável de sempre a nível mundial, com 2,78 mil milhões de dólares.

O recorde manteve-se até hoje, resistindo à maior ameaça que foi o regresso de Mark Hamill, Carrie Fisher e Harrison Ford, as estrelas originais de "Star Wars", para "O Despertar da Força" em 2015.

Ainda assim, mesmo que "Avatar 2" e "Avatar 3" só façam mil milhões de dólares em todo o mundo, isso será suficiente para entrarem no lote restrito dos maiores sucessos de sempre e garantirem os outros filmes previstos.

Por agora, ficam as datas de estreia asseguradas: 18 de dezembro de 2020 e 17 de dezembro de 2021. Se os planos se cumprirem, "Avatar 4" e "Avatar 5" chegam a 20 de dezembro de 2024 e 19 de dezembro de 2025.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.