Há dois novos universos nos parques Disney dos EUA: uma nova atração de "Guardiões da Galáxia", na Disneyland original, na Califórnia, e uma nova área dedicada a "Avatar", no Walt Disney World, em Orlando. Mas tanto como a espetacularidade de uma e outra, o que está mesmo a dar que falar nestes primeiros dias são as longas filas de espera para ter acesso às duas novidades dos parques.

Em "Guardiões da Galáxia Mission: Breakout!", os visitantes são convidados a ajudar o guaxinim Rocket a salvar os Guardiões presos na fortaleza do Colecionador, um edifício com quase 56 metros. Existem seis cenários de fuga, todos com muita ação e humor e, claro, ao som de um grande "mix" de música.

No sábado, primeiro dia aberto ao público, comentava-se nas redes sociais que o tempo de espera nas filas estava entre as cinco e as sete horas, com estas a chegarem à entrada do parque. O realizador do filme, já lamentou a atraso, mas defende que a atração justifica a paciência com que as pessoas têm aguardado a sua vez.

A atração provocou alguma celeuma entre os indefectíveis do parque porque substituía outra considerada clássica: “The Twilight Zone Tower of Terror”, inspirada na série televisiva conhecida em Portugal como “A Quinta Dimensão”.

Toda a estrutura da atração se manteve, incluindo o imponente edifício, mas o “makover” final em redor do filme da Marvel parece afinal ter sido muito bem sucedido, com as gigantescas filas a serem também sustentadas pelas primeiras críticas muito positivas na internet, que destacam principalmente a enorme variedade de detalhes, com uma infinidade de pormenores relativos ao universo dos super-heróis que só serão apreciados em várias visitas.

Já para a área dedicada a "Avatar" a espera é mais modesta: são duas a quatro horas. Também abriu no sábado, mas em Orlando, no Animal Kingdom, parque do Walt Disney World, e dá acesso ao mundo de Pandora, imaginado por James Cameron para o filme de 2009 e que agora se tornou uma realidade.

Aqui, a estrutura da coisa dá uma ajuda: é que "Pandora – The World of Avatar" não é apenas uma atração mas toda uma enorme área temática de cinco hectares inspirada no filme de Cameron, que reproduz toda a fauna e flora do planeta alienígena.

Os visitantes podem dispersar-se em exploração e, além de uma imensa miríade de detalhes, encontrarão ainda ainda lojas, restaurantes e duas atrações, uma em que é possível voar no dorso de um Banshee da Montanha (num simulador de realidade aumentada) e outro onde se pode descer o Rio Kasvapan de barco e explorar todo o meio ambiente do planeta.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.