Sã0 336 os filmes de 2016 que se qualificaram para a próxima edição dos Óscares, anunciou a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

O número é um novo recorde: no ano passado foram 305 filmes e o valor mais alto era de 323 em 2014.

A tendência é para crescer: 289, 282 e 265 foram os títulos na corrida referentes a 2013, 2012 e 2011.

A lista por ordem alfabética disponível no site oficial abre com o documentário "The Abolitionists", sobre uma operação clandestina contra o tráfico de crianças na Colômbia e termina com a animação da Disney "Zootrópolis". Inclui inevitáveis favoritos como "La La Land - Melodia do Amor", "Manchester by the Sea" e “Moonlight”, mas também títulos que dificilmente chegarão ao grupo de até 10 finalistas do Óscar de Melhor Filme, nomeadamente "Orgulho e Preconceito e Guerra" e "Zoolander 2".

Estatisticamente, cerca de 40 deste grupo de 336 filmes poderá aspirar a conseguir uma nomeação para os Óscares.

Outras categorias também bateram recordes: concorreram 85 filmes para Melhor Filme Estrangeiro e 27 para Filme de Animação, enquanto Melhor Canção recebeu 91 originais e as curtas de animação chegaram aos 69 títulos.

Para se qualificarem,os filmes devem ter mais de 40 minutos e ser exibidos durante uma semana numa sala de cinema no condado de Los Angeles entre 1 de janeiro e 31 de dezembro. Não podem ter passado na televisão ou em serviços de streaming antes da estreia comercial.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.