O Líbano autorizará, finalmente, a estreia do último filme do realizador norte-americano Steven Spielberg, "The Post".

A informação foi dada na quarta-feira (17) por fontes coincidentes, dois dias depois do anúncio da sua proibição, no âmbito de um boicote das autoridades de Beirute a qualquer produto vinculado a Israel.

"The Post": Novo filme de Spielberg banido no Líbano
"The Post": Novo filme de Spielberg banido no Líbano
Ver artigo

Um representante do Departamento de Segurança Geral, encarregado da censura das obras artísticas, tinha assegurado na segunda-feira que o filme seria proibido porque o seu realizador estava numa lista negra da Liga Árabe relacionada com o boicote aos partidários de Israel.

Spielberg figuraria nessa lista por ter doado um milhão de dólares a Israel durante a guerra de 2006 entre este país e o grupo Hezbollah no Líbano.

Mas o Ministério do Interior, que geralmente valida de forma quase automática as decisões do organismo de censura, decidiu noutra direção, tal como aconteceu com outros títulos recentes do realizador.

"O ministro do Interior, Nuhad Mashnuk, autorizará o lançamento do filme 'The Post'", afirmou um porta-voz.

O distribuidor do filme no Líbano confirmou que a longa-metragem estaria nas salas de cinema a partir de quinta-feira.

"The Post", com Meryl Streep e Tom Hanks, conta a publicação em 1971 pelo Washington Post de documentos do Pentágono que expunham as mentiras dos Estados Unidos sobre o envolvimento na guerra do Vietname.