Artigo

Harry Potter: Há 20 anos, nascia o aprendiz de feiticeiro mais célebre do mundo

Há 20 anos, a 26 de junho de 1997, a escritora britânica J.K. Rowling publicou o primeiro volume de Harry Potter, depois de ter sido rejeitada por 10 editoras. Hoje, poucos livros podem ser comparados em termos de popularidade.

Chamava-se "Harry Potter e a Pedra Filosofal" e a ele seguiram-se mais seis livros, oito filmes, uma peça de teatro, parques temáticos, um percurso turístico na Escócia, uma exposição permanente em Londres e inúmeros objetos de marketing sobre o jovem bruxo.

A autora

Nascida a 31 de julho de 1965 em Chipping Sodhury, no oeste da Inglaterra, numa família modesta, Joanne Kathleen Rowling estudou Francês na Universidade de Exeter.

Depois mudou-se para Portugal para dar aulas de inglês e aqui começou a escrever as aventuras de Harry Potter.

Em 1992, casou-se com um português, teve a sua primeira filha, Jessica, e em 1995 divorciou-se e regressou para o seu país para se instalar em Edimburgo, na Escócia, onde teve de recorrer a ajudas sociais para sobreviver. Acabou o livro e encontrou uma editora, a Bloomsbury, em agosto de 1996.

Eleita a melhor escritora britânica viva em 2006, J.K. Rowling tem uma fortuna estimada em 650 milhões de libras (cerca de 700 milhões de euros), segundo a lista dos mais ricos do Sunday Times.

Casou-se novamente em 2001 com um médico anestesista, Neil Murray, e teve um filho e uma filha, David e Mackenzie.

A história

Nascida em 1990 na imaginação da escritora durante uma viagem de comboio entre Manchester e Londres, a saga narra as aventuras de um aprendiz de feiticeiro chamado Harry Potter e dos seus amigos Rony Weasley e Hermione Granger na Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts, dirigida por Albus Dumbledore. O principal ponto da história gira em torno do combate entre Harry e Lord Voldemort, um bruxo das trevas que busca a imortalidade e que assassinou os pais do menino.

Sete livros

A autora publicou sete livros entre 1997 e 2007 e cada um deles passa-se durante um ano escolar.

A história começa no verão de 1991, quando Harry Potter recebe a carta para entrar em Hogwarts.

Os livros são, por ordem de publicação: "Harry Potter e a Pedra Filosofal", "Harry Potter e a Câmara dos Segredos", "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban", "Harry Potter e o Cálice de Fogo", "Harry Potter e a Ordem da Fénix", "Harry Potter e o Enigma do Príncipe" e "Harry Potter e as Relíquias da Morte".

Harry Potter e o Cálice de Fogo

Oito filmes

Embora existam sete livros, foram produzidos oitos filmes, já que o último livro foi dividido em duas partes. Os dois primeiros foram dirigidos por Chris Columbus, o terceiro por Alfonso Cuarón, o quarto por Mike Newell e os quatro últimos por David Yates.

A nova saga ligada ao universo com "Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los" também já começou no grande ecrã e vêm aí mais filmes.

Uma peça de teatro

"Harry Potter e a Criança Amaldiçoada" é uma peça de teatro com dois atos, cada um com aproximadamente duas horas e meia, elaborados para serem vistos no mesmo dia. A história é centrada em um dos filhos de Harry.

Os números

Os sete volumes da saga foram traduzidos para 79 idiomas em 200 países e venderam um total de 450 milhões de exemplares desde o seu lançamento em 1997, segundo a editora britânica Bloombury.

A primeira edição do primeiro livro teve uma tiragem de 1.000 exemplares - convertidos hoje em tesouros para os colecionadores - e valeu a J.K. Rowling um contrato de 1.500 libras (1700 euros).

Segundo dados do site Statistic Brain de setembro de 2016, os filmes faturaram 7,2 mil milhões de dólares, os livros 7,7 mil milhões de dólares e os produtos derivados da saga 7,3 mil milhões de dólares.

Estúdios, parques temáticos, circuitos

Os estúdios de Harry Potter em Leavesden, próximos de Londres, permitem descobrir os cenários e o universo dos filmes em uma exposição permanente. Aberta em 2012, a atração recebe 6.000 visitantes por ano. Existem também parques temáticos criados pela Universal Studios em Orlando, Hollywood e Osaka.

VisitScotland, uma empresa de turismo da Escócia, tem uma visita guiada de quatro dias 100% "potteriana", de Edimburgo às Terras Altas, passando pelo Viaduto Glenfinnan.

Em Edimburgo, o café onde Rowling escreveu parte do primeiro livro, o The Elephant House, atrai milhares e milhares de fãs.

Comentários