Tradicionalmente, os premiados são recebidos na Casa Branca antes do evento, mas Trump tem tido uma relação tensa com o mundo do espetáculo e, este ano, dois nomes importantes negaram-se a juntar-se à recepção.

"O presidente e a primeira-dama decidiram não participar este ano das atividades para permitir que os premiados celebrem sem nenhuma interferência política", afirmou a Casa Branca em comunicado.

Os premiados deste ano são o rapper LL Cool J, a cantora cubano-americana Gloria Estefan, o cantor Lionel Richie, o produtor e argumentista de televisão Norman Lear e a bailarina e coreógrafa Carmen de Lavallade.

Lear, veterano da Segunda Guerra Mundial de 95 anos, cujas comédias "The Jeffersons" e "All in the Family" abordaram temas sociais nos anos 1970 e 1980, disse, depois de saber que seria um dos premiados, que não compareceria ao evento na Casa Branca.

Trump causou a ira de muitos artistas quando, em março, propôs a supressão do apoio financeiro estatal à rádio pública e ao Fundo Nacional para as Artes no seu projeto orçamentário.

Na quinta-feira, Carmen De Lavallade fez referência ao caráter "socialmente divisor e o relato moralmente mordaz da atual liderança" e também recusou o convite ao evento na Casa Branca.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.