"A Direção Clínica do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, E.P.E. informa que Salvador Sobral encontra-se bem, a fazer a sua recuperação com uma evolução dentro do esperado", frisou em comunicado José Manuel Correia, diretor clínico do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental.

Na nota enviada à imprensa, o hospital  avança ainda que o cantor "está bem-disposto e já iniciou um programa de fisioterapia e reabilitação, encontrando-se nas condições habituais de isolamento das transplantações".

Segundo o comunicado, estas informações foram reveladas com autorização de Salvador Sobral.

De acordo com o Correio da Manhã, 72 horas depois da operação, o músico já saiu dos cuidados intensivos do Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide. O jornal avança ainda que Salvador Sobral terá deixado a unidade de cuidados entre a noite de segunda-feira, 11 de dezembro, e a madrugada desta terça-feira.

Salvador Sobral, vencedor do Festival Eurovisão da Canção, foi submetido a um transplante de coração esta sexta-feira, 8 de dezembro.  Os pormenores da operação, no Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, Oeiras, foram dados no passado sábado, 9 de dezembro, pela equipa que o operou, que disse que a recuperação será demorada, o que é normal neste tipo de transplantes, mas que o músico “vai ter uma vida completamente normal” se tudo correr bem.

"Os desafios são os de qualquer transplante. A cirurgia correu bem, correu bem sob todos os aspetos. Não creio que este fosse um desafio diferente dos outros. Atrás deste dia estão muitos meses de dedicação de muitos profissionais (...) A cirurgia correu bem", disse o cirurgião Miguel Abecassis, o médico responsável pela equipa que operou o cantor.

"A recuperação, o que posso dizer, é que tudo está a evoluir bem. O Salvador está muito animado, muito bem disposto", frisou, revelando que o cantor pediu para ouvir música clássica antes da operação. "[Quando lhe dei a notícia], Ele só me disse três coisas: perguntou-me se eu estava em forma, eu disse que sim, perguntou se podíamos pôr música e que ele preferia música clássica, e finalmente desejou-me sorte", contou, sublinhando ainda que o vencedor da Eurovisão "estava muito bem preparado, é um jovem muito inteligente e que recebeu muito bem a notícia do transplante".

Sobre a recuperação, o médico explicou que não é possível avançar com uma previsão de quanto tempo o músico vai ficar internado, mas que espera que o músico volte o mais breve possível à sua vida. "Se tudo correr bem, ele cairá no grupo dos doentes que, em cinco anos, [terá o coração a funcionar] à volta dos 85% e terá uma vida completamente normal. É isso que a gente quer", explicaram os médicos.

Questionados sobre as primeiras palavras de Salvador Sobral, os médicos revelaram que o cantor agradeceu a toda a equipa. "E disse-o com boa voz", assinalou a equipa.

O médico José Neves explicou ainda que "o transplante é a ponta do iceberg de qualquer doente transplantado" e que, no caso de Salvador Sobral, é o resultado de "muitos meses em lista de espera e muitos meses internado".

"Este é um exemplo típico de um gesto de generosidade e de amor muito grande. Nos tempos que nós vivemos, isto deve-nos fazer reflectir mais do que fazer perguntas", disse ainda em conferência de imprensa o Dr. Miguel Abecassis

Os médicos frisaram ainda que a identidade do dador não será revelada.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.