Morreu a cantora pop de Hong Kong CoCo Lee, a voz de Mulan na versão em mandarim do clássico de animação e que interpretou o tema "A Love Before Time", da banda sonora de "O Tigre e o Dragão".

Amada na Ásia pela carreira e pelos "riffs" de diva, a morte aos 48 anos foi anunciada pela sua família.

CoCo Lee sofria de depressão nos últimos anos, mas "a sua condição deteriorou-se drasticamente nos últimos meses", disseram as irmãs Carol Lee e Nancy Lee nas redes sociais.

Hospitalizada no domingo depois de uma tentativa de suicídio, permaneceu em coma apesar dos esforços dos médicos até morrer esta quarta-feira, acrescentaram.

"Embora a CoCo tenha procurado ajuda profissional e feito o possível para combater a depressão, infelizmente aquele demónio dentro dela levou-lhe a melhor”, explicaram.

Nascida a 17 de janeiro de 1975, em Hong Kong, então governada pelos britânicos, Lee - que também cresceu na Califórnia - ganhou destaque nos anos 1990 pela sua voz forte, os riffs vocais em crescendo e as baladas emocionantes.

A sua fluência em cantonês, mandarim e inglês ajudou-a a ter acesso a uma base de fãs não apenas em Hong Kong, na China continental e Taiwan, mas também em países do Sudeste Asiático como Singapura e Malásia, bem como na Austrália.

Foi a voz de Mulan e cantou a balada "Reflection" na versão em mandarim do clássico da animação de 1998 e gravou "A Love Before Time", da banda sonora do filme de artes marciais "O Tigre e o Dragão", realizado por Ang Lee, que permanece até à atualidade o maior sucesso de um filme não falado em inglês nos cinemas norte-americanos.

O tema foi nomeado para Melhor Canção Original nos Óscares de 2001 e CoCo Lee foi a primeira cantora de ascendência chinesa no palco dacerimónia, de acordo com a Warner Music China.

Em 1999, Lee lançou o seu primeiro álbum completo em inglês, "Just No Other Way", que apresentava mais sucessos influenciados pelo R&B, como "Do You Want My Love".

Desse álbum, "Before I Fall in Love" foi escolhido como o tema de "Noiva em Fuga", a comédia romântica com Richard Gere e Julia Roberts.

Como atriz, fez três filmes: "No Tobacco" (2002), de Stanley Kwan; "Master of Everything" (2004), de Lee Xin, e "Forever Young" (2015), de He Jiong.

Na sua última partilha no Instagram, CoCo Lee divulgou imagens de tatuagens com os dizeres "amor" e "fé" rabiscados nos seus braços.

"As minhas duas palavras favoritas que carrego fortemente no meu coração e que precisava desesperadamente para passar por este ano incrivelmente difícil", escreveu ela no post publicado no último dia de 2022.

"Vocês não estão sós, não importa o quão difícil seja a vida, estou com vocês", escreveu aos seus seguidores.

Segundo as suas irmãs, 2023 marcou o "30º aniversário da carreira de cantora de CoCo".

"Estamos gratos a Deus por nos dar um anjo tão gentil. Agora sabemos que ela foi para um lugar mais feliz e não sofre mais de depressão", escreveram.

"Embora CoCo tenha ficado no mundo por pouco tempo, os seus raios de luz durarão para sempre!", acrescentaram.