Artigo

MTV VMA: Ed Sheeran (corado) foi artista do ano, mas Kendrick Lamar foi o grande vencedor da noite

A cerimónia dos MTV VMA decorreu na madrugada deste domingo, 27 de agosto. Entre entregas de prémios e atuações, houve tempo para alguns discursos e homenagens, mas sem grandes surpresas.

A cerimónia que premeia os melhores vídeos do ano decorreu na noite deste domingo, dia 27 de agosto, a partir do The Forum em Inglewood, na Califórnia. Os ingredientes principais da gala foram os comuns, sem espaço para grandes surpresas - as estrelas da música pop apresentaram singles, foram distribuídos prémios, os momentos de humor quase passaram despercebidos. Mas lá pelo meio escaparam umas mensagens mais políticas, nenhuma dela dirigida diretamente a Donald Trump.

A condução da gala esteve a cargo de Katy Perry, que entrou em palco vestida de astronauta. A meio da cerimónia, a cantora apareceu ainda vestida de Daenerys Targaryen, personagem de "A Guerra dos Tronos", estando acompanhada por um cão vestido de dragão.

Veja a entrada de Katy Perry em palco:

Depois do "olá" inicial de Katy Perry, Kendrick Lamar subiu ao palco para uma atuação repleta de jogos de luzes e de fogo. O rapper, que brindou o público com “DNA” e “Humble”, subiu mais uma mão cheia de vezes ao palco para receber os prémios - era um dos mais nomeados e foi o grande vencedor da noite ao levar seis prémios para casa, entre eles o galardão de Melhor Vídeo do Ano.

Mostrando o seu novo fascínio pelas artes marciais, duas pessoas vestidas de ninja participaram na atuação de Kendrick no estádio de Inglewood, perto de Los Angeles. No final, um homem apareceu em chamas, e os dançarinos saltaram uma barreira de fogo.

Depois foi a vez de Ed Sheeran subir a palco para fazer o que sabe melhor: com a sua guitarra, o cantor fez o público dançar “Shape of You”. Por animar os fãs, o cantor recebeu o galardão de Artista do Ano, derrotando Bruno Mars Kendrick Lamar, Ariana Grande, The Weeknd e Lorde.

Ed Sheeran recebeu o prémio das mãos de Millie Bobby Brown, jovem atriz que se tornou mundialmente conhecida ao protagonizar a série da Netflix "Stranger Things".

Na cerimónia, o cantor britânico ainda se juntou a Lil Uzi Vert para cantar “XO Tour Llif3”, tema que ganhou o galardão de Canção do Verão.

Ed Sheeran não foi o único "menino fofinho da pop" a embalar o público. Shawn Mendes também não faltou à cerimónia e derreteu os corações dos fãs com "There's Nothing Holdin' Me Back".

Lorde também não faltou aos VMA e surpreendeu ao trocar a cantoria pela dança. Ao contrário do habitual, a artista neozelandesa não cantou e dançou apenas ao som de “Homemade Dynamite" devido a uma grave constipação - nas redes sociais, muitos dos espectadores compararam a artista a Maddie Ziegler, a protagonista dos vídeos de Sia.

Miley Cyrus também foi uma das protagonistas dos MTV VMA. A cantora apresentou o seu mais recente single, "Younger Now”, e, tal como no videoclip, dividiu o palco com um grupo de avós.

Na gala dos VMA, foi ainda entregue o prémio “Michael Jackson Video Vanguard Award” a P!nk, “pela sua carreira sem precedentes no mundo da música, da cultura pop, da moda e da filantropia”, explicou o canal.

 A cantora entrou em palco num carro suspenso por cima do público e conduziu até chegar ao cenário do videoclip de “Just Give Me a Reason”. A partir daí, arrancou uma viagem pelos temas mais marcantes da sua carreira, como  “Get The Party Started”, “Raise Your Glass”, “So What”, “Don’t Let Me Get Me”, e “Fuckin Perfect”.

Depois da atuação, Ellen DeGeneres entregou o galardão a P!nk. Ao receber o prémio, a artista contou uma pequena história pessoal, sobre a sua filha de seis anos, que se achava feia. De seguida, a cantora relembrou alguns artistas que não seguiram os padrões, como Michael Jackson, Prince, David Bowie, Janis Joplin ou Elton John.

Na reta final, Jared Leto homenageou Chester Benningnton. O cantor dos 30 Secodns To Mars relembrou que o vocalista dos Linkin Park tinha um "grande coração" e que uma voz que nunca será esquecida.

A cerimónia também ficou marcada pelo lançamento do videoclipe de "Look What You Made Me Do", o primeiro single do próximo disco de Taylor Swift. "Reputation”, o sucessor de "1989", lançado em 2014, chega às lojas e aos serviços de streaming de música online a 10 de novembro. [Veja aqui o vídeo]

As Fifth Harmony também passaram pelos MTV Video Music Awards atirando algumas indiretas a Camila Cabello, cantora que abandonou a banda - durante a dança, uma das cinco bailarinas foi 'atirada' para fora da coreografia.

“Down” e “Angel” foram os temas escolhidos pela girlband para animar o The Forum em Inglewood, na Califórnia.

Já partir do centro de Las Vegas, Rod Stewart juntou-se à banda de pop/rock DNCE, para uma nova versão do seu clássico de dança “Da Ya Think I’m Sexy”, carimbando uma das atuações mais celebradas e aplaudidas da noite.

Antes da cerimónia, o Pré-Show dos MTV VMA 2017 foi apresentado por Lil Yachty, ao lado de Terrence J, Charlamagne Tha God e Gaby Wilson.

Paralelamente à gala, MTV realizou duas experiências de realidade aumentada, incluindo o lançamento no Facebook do efeito câmara de realidade aumentada do ‘Moon Person’ dos VMA. Adicionalmente, a Viacom Velocity em colaboração com 8i, lançou uma coleção de hologramas foto realistas em 3D do ‘Moon Person’ na app Holo. 

Nas redes sociais, as Fifth Harmony assumiram o controlo da conta de Instagram da MTV, onde partilharam alguns momentos de backstage que antecedem à  sua atuação com Gucci Mane.

LISTA DE VENCEDORES:

VÍDEO DO ANO
Kendrick Lamar – “HUMBLE.”

ARTISTA DO ANO
Ed Sheeran

ARTISTA REVELAÇÃO
Khalid

MELHOR COLABORAÇÃO
Zayn & Taylor Swift – “I Don’t Wanna Live Forever (Fifty Shades Darker)”

MELHOR VÍDEO POP
Fifth Harmony ft. Gucci Mane – “Down”

MELHOR VÍDEO DE HIP HOP
Kendrick Lamar – “HUMBLE.”

MELHOR VÍDEO DE ELETRÓNICA

Zedd and Alessia Cara – “Stay”

MELHOR VÍDEO DE ROCK
Twenty One Pilots – “Heavydirtysoul”

MELHOR CINEMATOGRAFIA
Kendrick Lamar – “HUMBLE.”

MELHOR DIREÇÃO
Kendrick Lamar – “HUMBLE.”

MELHOR DIREÇÃO ARTISTICA
Kendrick Lamar – “HUMBLE.”

MELHORES EFEITOS VISUAIS
Kendrick Lamar – “HUMBLE.” 

MELHOR COREOGRAFIA
Kanye West – “Fade” 

MELHOR EDIÇÃO
Young Thug – “Wyclef Jean” (300 Entertainment/Atlantic Records) (Ryan Staake & Eric Degliomini)

CANÇÃO DO VERÃO
“XO Tour Llif3” - Lil Uzi Vert

MELHOR VÍDEO DE LUTA CONTRA O SISTEMA (todos os nomeados venceram nesta categoria)
Logic ft. Damian Lemar Hudson – “Black SpiderMan”
The Hamilton Mixtape – “Immigrants (We Get the Job Done)”
Big Sean – “Light”
Alessia Cara – “Scars To Your Beautiful”
Taboo ft. Shailene Woodley – “Stand Up / Stand N Rock #NoDAPL”
John Legend – “Surefire”

Comentários