George Michael sofreu uma "cardiomiopatia dilatada com miocardite e fígado gordo", revelou o médico legista Darren Salter, nesta terça-feira, citado pela imprensa britânica.

"A investigação à morte de George Michael foi concluída e o resultado final da autópsia confirma a morte por causas naturais", acrescentou.

O cantor morreu a 25 de dezembro de 2016, aos 53 anos, na sua casa em Oxfordshire, Inglaterra, onde foi encontrado pelo namorado, Fadi Fawaz. Segundo as autoridades britânicas, o resultado da autópsia inicial não conseguiu determinar a causa da morte do cantor. "A causa da morte é inconclusiva e serão realizados mais testes", anunciou na altura a polícia de Thames Valley à CNN.

Inicialmente, a polícia investigou e recolheu depoimentos de testemunhas para estabelecer os factos relativos à morte.

Os resultados dos exames solicitados apuraram também se George Michael tinha morrido devido ao consumo de drogas. O cantor enfrentou problemas de dependência de álcool e drogas e, segundo alguns rumores, em 2015 terá feito uma desintoxicação devido a um alegado vício em cannabis. Nos últimos anos, lidou também com uma pneumonia e nos últimos anos ficou afastado dos olhares da opinião pública.

A medicina legal britânica termina assim a investigação da morte do cantor. O corpo será entregue à família, que pede que os media e o público respeitem a sua privacidade, acrescentou o médico legista.

Georgios Kyriacos Panayiotou — nome do artista — nasceu num bairro londrino em 1963 e tornou-se uma estrela mundial nos anos 1980.

Durante a carreira de quase quatro décadas, vendeu mais de 100 milhões de discos em todo o mundo. Em 1981, com Andrew Ridgeley, criou os Wham!, duo que ficou conhecido por temas como "Wake Me Up Before You Go-Go" ou "Last Christmas". Em nome próprio, deixou temas como "Careless Whisper", "Faith" ou "Outside".

George Michael atuou apenas a solo uma vez em Portugal, em 2007, no Estádio Municipal de Coimbra, por ocasião dos 25 anos de carreira.

A morte do cantor desencadeou uma onda de reconhecimento do talento musical e do trabalho com organizações de solidariedade, incluindo de apoio a doentes de SIDA, cancro e à organização Childline, que presta aconselhamento confidencial por telefone a jovens.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.