Artigo

"Vai Malandra": 100 milhões já viram o polémico videoclip de Anitta

Anitta estreia-se em nome próprio em Portugal em 2018 no Rock in Rio Lisboa.

CREATOR: gd-jpeg v1.0 (using IJG JPEG v80), quality = 82

créditos: promocional

Anitta soma e segue. O mais recente videoclip da cantora, "Vai Malandra", foi visto por mais de 100 milhões de pessoas em apenas 15 dias. Nos serviços de streaming, a artista brasileira está também em destaque nos tops, tendo entrado para a lista das 10 canções mais ouvidas no Spotify.

A canção de Anitta conquistou também os tops nacionais, sendo o segundo tema mais ouvido em Portugal no Spotify. Segundo a imprensa brasileira "Vai Malandra", foi o primeiro tema em português a conseguir chegar ao top 20 Global do serviço de streaming.

A cantora, de 24 anos, foi elogiada mas também criticada por este videoclip viral, gravado na comunidade do Vidigal, no Rio de Janeiro, em que exibe a sua celulite, rebola em frente de rappers hipnotizados e aparece a apanhar sol numa pedra com várias raparigas com biquínis feitos de fita isoladora.

Para algumas feministas, a hipersexualização exibida no videoclip contribui para a objetificação das mulheres, enquanto outras consideraram o vídeo um instrumento de poder feminino.

Um dos pontos mais criticados de 'Vai Malandra' é a contratação, como diretor, do fotógrafo de moda Terry Richardson, vetado recentemente de revistas de renome como a Vogue por denúncias de assédio sexual.

Quando estourou a polémica, Anitta disse que quando soube das acusações contra Richardson, após a gravação do vídeo, estudou o que poderia ser feito juridicamente, e que, apesar de repudiar qualquer tipo de assédio, decidiu prosseguir com o lançamento do videoclip, por respeito às pessoas que tinham trabalhado nele.

Anitta estreia-se em nome próprio em Portugal no Rock in Rio Lisboa. A cantora atua a 24 de junho no Palco Mundo, no mesmo dia de Bruno Mars, Demi Lovato e Agir.

Comentários