Os filmes com atrizes nos papéis principais conseguem mais receitas as bilheteiras do que aqueles liderados pelos atores.

Este é o surpreendente resultado do estudo da Creative Arts Agency (CAA) e shift7.

A primeira é a mais poderosa agência de representação de empresas e estrelas do entretenimento e desporto e o estudo faz parte de um esforço ativo para trazer mais diversidade a Hollywood.

Um outro estudo já tinha indicado que filmes com atores de cor também eram mais populares.

"A perceção de que não funciona comercialmente ter protagonistas femininas não é verdade", sintetizou a agente da CAA Christy Haubegger ao jornal The New York Times.

O estudo analisou os 350 maiores sucessos de bilheteira de 2014 a 2017, definindo como "protagonista" o primeiro nome a aparecer nos materiais oficiais de marketing que os estúdios disponibilizam à imprensa.

Em 105 filmes, foram mulheres e em todas as categorias dos orçamentos, os seus filmes renderam mais do que os que tinham homens como protagonistas.

Filmes que também passaram o "teste Bechdel", em que duas personagens femininas têm uma conversa que não passe por homens, também fazem mais nas bilheteiras do que os que falharam.

A agente da CAA atribuiu estes resultados ao desejo dos espectadores em ver algo de novo, mas também alerta que as mudanças podem demorar a chegar a Hollywood mesmo com as conclusões deste estudo.

"Muitas vezes existe imenso preconceito na nossa área disfarçado de experiência", sintetizou.