No último domingo, 4 de Janeiro,
«Avatar» atingiu os 1,02 mil milhões de dólares nas bilheteiras de todo o mundo, tornando-se o quarto filme com maiores receitas de sempre, sem levar em conta a inflação. Para já, e apenas com 17 dias de exibição, o novo filme de
James Cameron só é ultrapassado por
«Titanic» (1,08 mil milhões),
«O Senhor dos Anéis: O Regresso do Rei» (1,12 mil milhões) e
«Piratas das Caraíbas: O Cofre do Homem Morto» (1,07 mil milhões), e tendo em conta o ritmo a que avança é legítimo esperar que rapidamente ultrapasse os dois últimos.
«O Cavaleiro das Trevas», com 1,001 mil milhões de dólares, passa agora para quinto lugar na lista dos maiores êxitos de sempre, mas levou 33 semanas para conseguir atingir um valor que «Avatar» ultrapassou em pouco mais de duas semanas.

Embora seja necessário ter em conta que os bilhetes para o filme são na generalidade mais caros, dado que a maioria das cópias é a 3 Dimensões, os números não mentem e confirmam, ao terceiro fim-de-semana, o gigantesco sucesso que é a nova película de
James Cameron.

Além de ser, de longe, o filme a 3 Dimensões mais bem sucedido de todos os tempos,
«Avatar» conseguiu também o terceiro melhor fim-de-semana de sempre, ao facturar 68 milhões de dólares nos últimos três dias só nos EUA. Mas o êxito de bilheteira da película é global, sendo de sublinhar que mais de metade das receitas do filme é exterior aos EUA, com 670 milhões de dólares a virem dos mercados internacionais.

Finalmente,
«Avatar» também já o filme que mais dinheiro fez nas projecções em IMAX: cerca de 66 milhões de dólares.