Se as cerimónias anteriores serviram de lição (principalmente a de 2017), esperar o esperado na noite mais importante de Hollywood nunca é uma boa ideia.

Estes são cinco dos pontos que vão estar debaixo de olho na cerimónia deste domingo.

O fantasma do envelope

Eles foram os protagonistas da maior gaffe de sempre nos Óscares. Agora, vão voltar
Eles foram os protagonistas da maior gaffe de sempre nos Óscares. Agora, vão voltar
Ver artigo

A célebre gaffe da troca do envelope foi talvez um dos momentos mais constrangedores na história dos Óscares, mas não se espere que o anfitrião Jimmy Kimmel evite usar a palavra "envelope" para fazer uma boa piada às custas da Academia.

Após receber o envelope errado, Warren Beatty e Faye Dunaway anunciaram o musical "La La Land" como o vencedor da estatueta de Melhor Filme quando, na realidade, o prémio era do drama "Moonlight".

Os auditores da PricewaterhouseCoopers foram os responsáveis pela confusão.

Na edição deste domingo espera-se que o erro, que instaurou o caos no fim do espetáculo, seja parte do monólogo de abertura de Kimmel e dos próprios apresentadores dos prémios.

Duelo renhido

Veja a lista completa de vencedores dos Óscares
Veja a lista completa de vencedores dos Óscares
Ver artigo

"A Forma da Água", aclamada história fantástica passada em plena Guerra Fria, alcançou o maior número de nomeações, 13. O seu principal rival, "Três Cartazes à Beira da Estrada", tem sete.

Mas o drama obscuro de Martin McDonagh aparece como favorito a levar o prémio de melhor filme, apesar das críticas que recebeu pelo tratamento que deu aos temas raciais na narrativa.

Mas, os Óscares estão repleto de surpresas e não se pode descartar que "Foge", uma sátira de terror que ocupa o terceiro lugar nas pesquisas, acabe por ser o grande vencedor.

#Metoo e Time's Up

Os movimentos #MeToo e Time's Up contra o abuso sexual e a desigualdade de género na indústria têm sido protagonistas desta temporada de prémios, inspirando muitos discursos poderosos e transformando a passadeira vermelha em simbólicos desfiles de vestidos pretos durante os Globo de Ouro e os britânicos Bafta.

Ainda que não haja um apelo oficial para este domingo, várias atrizes disseram que se vestirão de preto em apoio à causa.

Ryan Seacrest, o célebre entrevistador do canal E!, enfrenta o seu próprio escândalo após uma denúncia de assédio da sua ex-estilista.

O canal manifestou o seu apoio a Seacrest e disse que ele estará na passadeira vermelha no domingo como habitualmente.

Romper com os padrões

A 90ª edição dos Óscares está repleta de nomeações que rompem velhos padrões.

A diretora de "Mudbound - As Lamas do Mississipi", Dee Rees, é a primeira mulher negra nomeada ao Melhor Argumento Adaptado enquanto a sua diretora de fotografia, Rachel Morrison, é a primeira mulher a ser nomeada nessa categoria.

"Mudbound" também recebeu uma indicação inédita para a diva Mary J. Blige, a primeira pessoa que compete por melhor atuação e melhor canção original no mesmo filme.

Yance Ford ("Strong Island") é a primeira cineasta transgénero nomeada e Jordan Peele ("Foge") é o primeiro cineasta negro nomeado por realização, argumento e filme.

Peele é o quinto cineasta negro já nomeado e pode ser o primeiro a ganhar.

Greta Gerwig ("Lady Bird") é a quinta realizadora na história a ser nomeada e a primeira que consegue entrar nos prémios na sua estreia como realizadora.

Esta edição também é a primeira que nomeia um filme de super-heróis a Melhor Argumento Adaptado ("Logan") e um ator com mais de 87 anos para a categoria de interpretação: Christopher Plummer em "Todo o dinheiro do mundo".

Um teste para Kimmel

O comediante Jimmy Kimmel vai apresentar os Óscares pela segunda vez consecutiva e a crítica espera ver como ele conseguirá o equilíbrio para abordar o tema dos abusos sexuais no seu monólogo humorístico.

Além disso, manter um espetáculo de mais de três horas - a transmissão não desportiva mais vista nos Estados Unidos - é também um desafio neste ano dominado pelos escândalos.

"Senhoras e o que resta dos senhores": assim abriu Seth Meyers a noite dos Globos de Ouro, o primeiro evento dessa controvertida temporada de prémios.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.