Para fazer face à crise sem precedentes colocada pela pandemia de coronavírus, a Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood decidiu alterar temporariamente as suas regras de elegibilidade dos filmes para os Globos de Ouro.

Numa decisão sem precedentes, os filmes vão poder entrar na corrida às nomeações mesmo que não sejam exibidos primeiro nos cinemas, anunciou a organização dos prémios esta quinta-feira.

A organização vai permitir que  possam "estrear primeiro num formato televisivo", o que inclui os serviços de streaming, canais por cabo e até os nacionais.

A decisão é descrita como "temporária" e "válida de 15 de março a 30 de abril de 2020", sujeita a revisão e prolongamento.

Os produtores e estúdios dos filmes terão ainda de comprovar "caso a caso" que tinham a estreia nos cinemas de Los Angeles prevista para começar durante este período de tempo.

Foi ainda suspensa a regra que obriga a que os cerca de 90 membros da Associação sejam convidados para um "visionamento oficial" em Los Angeles antes da estreia nos cinemas ou durante a primeira semana de exibição.

Em vez disso, os distribuidores devem contactar a organização, como fariam para marcar esse visionamento, mas para combinar a data em que vão enviar aos votantes uma cópia em DVD ou o link em streaming para ver em casa.

As alterações surgem numa altura em que os cinemas estão praticamente fechados nos EUA e os festivais foram cancelados, o que colocou em suspenso a qualificação de vários filmes para a temporada dos prémios, principalmente os do cinema independente e documentários.

Tina Fey e Amy Poehler vão ser as anfitriãs da 78ª cerimónia dos Globos de Ouro em janeiro de 2021, em data a anunciar.

Os Óscares, que normalmente ocorrem um ou dois meses depois dos Globos de Ouro, ainda não anunciou nenhuma mudança.

Um porta-voz disse que a Academia estava "a avalianr todos os aspectos desse cenário incerto e que modificações podem ser necessárias".

"Comprometemo-nos a ser rápidos e abertos para discutir o que é melhor para o futuro da indústria, e faremos mais anúncios nos próximos dias", salientou.

Outras grandes cerimónias de prémios contactadas pela agência AFP disseram que era muito cedo para decidir possíveis mudanças. Ainda assim, pequenas produções já tiveram que ser adaptadas a esta nova realidade.

O festival SXSW, que ocorre em Austin, mas foi cancelado, e serve como etapa classificatória de algumas produções para os Óscares, manteve a sua competição mesmo não podendo exibir nenhuma produção.

Os juízes receberam os filmes e votaram. Os premiados nas categorias documentário, animação e curta-metragem continuarão sendo elegíveis para os Óscares.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.