Esta obra, da autoria dos irmãos Mário e Pedro Patrocínio da produtora ComplexFilms, versa o dia-a-dia dos moradores do Complexo do Alemão, o maior aglomerado de favelas da América Latina, localizado na cidade do Rio de Janeiro.

A estreia mundial vai acontecer no maior encontro de cinema do Brasil e da América Latina no dia 25 de Setembro, numa das salas míticas da cidade, o Cinema Odeon.

O lançamento desta obra marca também o arranque do projecto social de intervenção directa no Complexo do Alemão, a cargo da ONG portuguesa Terra dos Sonhos.

Este projecto, actualmente em fase de captação de recursos, vai servir de forma directa a população das favelas, especialmente crianças e jovens. São várias as iniciativas previstas, dentro dos eixos estratégicos de actuação da Cultura, Desporto, Educação e Saúde, abrangendo acções que incentivem o empreendedorismo juvenil, a capacitação e desenvolvimento de soft skills dos beneficiários, o desenvolvimento de oportunidades reais de integração na vida profissional e social e captação de colaboração por parte das autoridades locais, entre outras. Todas estas actividades se resumem na tentativa de dar às populações da favela recursos que os ajudem a encontrar novas soluções e caminhos nas suas vidas.

«Complexo – Universo Paralelo» foi apresentado no Marché du Film no Festival de Cannes deste ano e suscitou interesse junto de distribuidores de cinema e canais de televisão de diversos países.

O Festival do Rio iniciou-se em 1999 como resultado da fusão dos dois maiores festivais brasileiros – o Rio Cine (fundado em 1984) e a Mostra Rio (fundada em 1988) – e actualmente é o maior encontro de cinema do Brasil e da América Latina. Em 2009, foram exibidos 320 filmes divididos em mais de 20 mostras, com produções de mais de 60 países exibidas em 18 salas espalhadas pela cidade. O público ascendeu aos 240 mil espectadores.