Agora é que é: após a "esperança" dos envolvidos, chegou a confirmação e "Downton Abbey" vai regressar, agora no cinema.

A Focus Features marçou o início da rodagem com a Carnival Films (envolvida na série) do próximo capítulo dos aristocráticos Crawleys e dos seus funcionários já para este verão, confirmou a página oficial no Facebook, imediatamente inundada com milhares de comentários e partilhas dos entusiasmados fãs.

A história foi escrita por Julian Fellowes, o criador e argumentista da série, a mais premiada de sempre pelos Emmy sem ser dos EUA.

A maioria do elenco original, incluindo Maggie Smith, Michelle Dockery e Hugh Bonneville, retomará as suas personagens.

A ideia de uma versão cinematográfica de "Downton Abbey" surgiu quando a série ainda estava em produção e intensificou-se quando terminou em 2015, ao fim de seis temporadas e 52 episódios.

Notícias de que a produção estava ativamente em preparação intensificaram-se no ano passado, apesar de se saber que estava a ser difícil conjugar as agendas dos atores.

Em setembro de 2016, o ator Michael Fox já afirmara que Maggie Smith aceitara entrar no projeto, o que lhe dava outra dimensão.

"Sem ela, o filme ainda seria bom com todos os outros atores. Mas o envolvimento dela coloca um selo de qualidade", contava o intérprete de Andy Parker, o criado analfabeto, referindo-se à importância da atriz de 83 anos já com dois Óscares que tornou Lady Violet, Condessa de Grantham, e as suas observações cortantes, um fenómeno da cultura popular.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.