O realizador Christopher Nolan tem uma merecida reputação de fazer todas as cenas de ação de forma prática e com o maior realismo possível, sem usar efeitos especiais.

Por isso, quando se vê no último trailer do seu próximo filme, "Tenet",  um avião a chocar com o edifício, a pergunta é inevitável: será que...?

A resposta é que sim, Christopher Nolan pensa em grande e executa em grande: era mesmo um avião verdadeiro.

"Planeei fazê-la usando miniaturas e cenários construídos e uma combinação de efeitos visuais e o restante", explicou numa entrevista à revista britânica TotalFilm.

A estratégia mudou após a equipa encontrar uma coleção gigantesta de aviões velhos quando andava à procura de locais de rodagem.

"Começámos a ver os números. Tornou-se evidente que seria realmente mais eficiente comprar um avião a sério de tamanho real e executar essa cena a sério em vez de construir miniaturas ou seguir pelo caminho dos efeitos visuais", explicou.

Daí que, tendo um orçamento de mais de 200 milhões de dólares, se tenha comprado um velho Boeing 747 para ser destruído.

"É uma coisa estranha falar sobre isso, suponho que seja uma espécie de comprar por impulso", reconheceu o realizador a rir, acrescentando que, graças à equipa e muito planetamento, tudo funcionou muito bem na altura de colocar as câmaras a trabalhar.

Rodado em sete países e é considerado como o filme mais caro e um dos mais ambiciosos na carreira do cineasta da trilogia "O Cavaleiro das Trevas", "A Origem" e "Dunkirk", "Tenet" foi o único "blockbuster" de verão de Hollywood que não foi adiado por causa da COVID-19: apesar da incerteza que rodeia a reabertura dos cinemas, mantém-se a 17 de julho (um dia antes em Portugal).

Anunciado como um épico de espionagem à volta de um espião trazido de volta dos mortos com o objetivo de ajudar a evitar uma Terceira Guerra Mundial muito pior do que o holocausto nuclear, no elenco surgem John David Washington, Robert Pattinson, Clémence Poésy, Martin Donovan, Elizabeth Debicki, Aaron-Taylor Johnson, Kenneth Branagh, Himesh Patel e Michael Caine.

VEJA O TRAILER.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.