Depois de ter sofrido reveses de bilheteira com
«A Senhora da Água» e
«O Acontecimento»,
M. Night Shyamalan parece querer jogar em terreno mais seguro na adaptação ao cinema de uma série de animação televisiva criada para o canal Nickelodeon:
«Avatar: The Last Airbender». Embora criada nos EUA, a ambiência geral é oriental, o que terá cativado a sensibilidade de Shyamalan.

O filme chamar-se-á apenas
«The Last Airbender» e adaptará a primeira das três temporadas da série. A história passa-se num mundo dividido entre os quatro elementos (Fogo, Água, Terra e Ar), e em que a nação que corporiza o primeiro deles, o Fogo, está a efectuar uma guerra brutal contra todas as outras. Caberá ao jovem Aang, o «Avatar», trazer paz e equilíbrio ao mundo, uma vez que ele é o único com a capacidade de manipular os quatro elementos. Ao caminho surge-lhe, porém, Zuko, o príncipe banido da nação do fogo, que quer capturá-lo para salvar a sua honra.

É precisamente o papel de Zuko que
Dev Patel irá encarnar no filme, mas não é líquido que o herói de
«Quem Quer Ser Bilionário?» vá agora interpretar um vilão. É que se tudo correr bem e o filme de Shyamalan for um sucesso, ele será o primeiro de uma trilogia, que adaptará as três temporadas da série original, à razão de uma por filme. E se Zuko é o antagonista do herói no primeiro filme, a personagem evoluirá ao longo da saga, tornando-se um anti-herói na segunda película e o próprio protagonista da terceira.

A primeira imagem de Dev Patel como Zuko acaba de ser divulgada e serve de ilustração a este artigo. O filme tem estreia prevista para Julho de 2010.