Thierry Frémaux, delegado-geral do Festival de Cannes, anunciou grandes alterações para a 71º edição, que se vai realizar entre 8 e 19 de maio.

As mais significativas são duas: acabaram as sessões de visionamento para a imprensa dos filmes antes da respetiva antestreia de gala e as selfies estão oficialmente proibidas.

Até ao ano passado, os filmes que tinham antestreia mundial no festival, nomeadamente os que concorrem à Palma de Ouro, eram vistos pela comunicação social de manhã, algumas horas antes da antestreia com direito a passadeira vermelha.

Agora, os filmes cujas antestreias são marcadas para as 19h00 vão ser vistos ao mesmo tempo pelos críticos e o público "normal": os primeiros vão estar na sala Debussy, os segundos na Lumière.

Já os filmes que têm antestreias às 22h00 serão mostrados à imprensa na manhã seguinte, enquanto as que se realizam à tarde da secção competitiva ou Um Certain Regard , onde já existe mistura de imprensa e público, não sofrem alterações.

Na entrevista à revista Le Film Français, Thierry Frémaux garante que assim o suspense será total, mas podia ter acrescentado que se evita que o destino de um filme seja selado ainda antes da antestreia mundial pelas boas ou más reações dos duros críticos de Cannes.

Já as selfies na passadeira vermelha de Cannes, que a organização já tinha dito que não apreciava, estão oficialmente banidas.

"Com Pierre Lescure [presidente do festival] decidimos bani-las completamente. No cimo da passadeira vermelha, a banalidade e lentidão provocadas pela desorganização das selfies arruína a qualidade da passadeira vermelha e, consequentemente, todo o festival", garante Thierry Frémaux.

Cannes passará ainda a ter mais Masterclasses, respondendo assim a um desejo do público, e haverá uma nova iniciativa "Três Dias em Cannes" para mil pessoas entre os 18 e 28 anos, que serão convidadas para os últimos três dias do festival.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.