Os realizadores portugueses têm até 1 de junho para concorrerem este ano ao programa "First Look", do Festival de Cinema de Locarno (Suíça), de apoio a longas-metragens em pós-produção.

O "First Look", este ano dedicado a Portugal, é uma iniciativa do Festival de Locarno para exibir longas-metragens em pós-produção a uma audiência de profissionais, entre programadores, exibidores, distribuidores e produtores.

Segundo o Instituto do Cinema e Audiovisual - parceiro do programa -, o processo de candidatura abre hoje e termina a 01 de junho, sendo os filmes avaliados por um júri português, composto por Ana Isabel Strindberg, Tomás Baltazar e Vítor Pinheiro.

Será o festival de Locarno a escolher, depois, entre cinco a sete longas-metragens ainda não finalizadas para participarem em agosto no "First Look".

No festival, será atribuído um prémio de 65 mil euros em serviços de pós-produção no âmbito deste programa.

O programa "First Look", que decorrerá de 3 a 5 de agosto, foi criado em 2011 e já deu destaque ao cinema mais recente dos países bálticos - Lituânia, Estónia e Letónia -, da Polónia, de Israel, do Brasil, do Chile, do México e da Colômbia.