Martin Scorsese criticou o muito popular site Rotten Tomatoes e ainda o CinemaScore, bem como o desprezo pelo que é o cinema, durante o festival do canal de filmes clássicos TCM.

Segundo o lendário realizador de filmes como "Taxi Driver", "O Touro Enraivecido" ou, mais recentemente, "Silêncio", estes sites agregadores de críticas estão a contribuir para que os filmes sejam "instantaneamente julgados e rejeitados" ainda antes dos espectadores terem a oportunidade de vê-los e formarem a sua própria opinião.

Porém, a crítica começou antes pela "própria desvalorização do cinema".

"Tudo pode ser resumido na palavra que agora está a ser usada: conteúdo. Todas as imagens dos filmes são agrupadas. Temos um filme, temos um episódio de TV, um novo trailer, temos um vídeo de como fazer um café, temos um anúncio do Super Bowl, temos 'Lawrence da Arábia', é tudo igual", explicou num discurso citado pela Entertaniment Weekly após receber das mãos do seu ator habitual Leonardo DiCaprio o primeiro prémio Robert Osborne pelo trabalho na preservação dos filmes.

Scorsese elogiou o facto de agora os filmes estarem muito mais acessíveis do que acontecia nas décadas de 70 e 80 antes da chegada do vídeo, mas salientou que os espectadores "também podem desligar um filme e passar ao conteúdo seguinte. Se não existe qualquer sensação de valor associado a um determinado filme, claro que pode ser dividido em bocados e simplesmente esquecido".

A seguir, o realizador criticou os sites agregadores de críticas como o Rotten Tomatoes e ainda o CinemaScore.

"A ideia horrível que eles reforçam é que cada filme, cada imagem está aí para ser instantaneamente julgada e rejeitada sem dar aos espectadores tempo para verem. Tempo para ver, talvez para refletir e talvez tomar uma decisão por si. Portanto, a grande forma de arte do século XX, a forma de arte americana, é reduzida a conteúdo", constatou Scorsese.

O realizador terminou o seu discurso com uma nota positiva para os que estavam presentes no festiva: "Vocês sabem a diferença entre um vídeo do YouTube e a grande forma de arte americana. Vocês reagem contra a desvalorização do cinema e dos filmes ao aparecerem [nas salas]".

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.