O realizador Kevin Smith sofreu um "gigantesco ataque cardíaco".

As palavras são do próprio, que enviou uma fotografia diretamente da cama do hospital logo após a meia-noite em Los Angeles desta segunda-feira.

O cineasta de 47 anos, famoso por filmes como "Clerks" (1994) e "Dogma" (1999), estava a filmar dois programas especiais, "Kevin Smith Live!", no Alex Theatre, em Glendale, marcados para as 18 e 21 horas, e disse que se não tivesse cancelado o segundo para ir ao hospital, "teria morrido esta noite". O médico informou-o que tinha uma ramificação da artéria coronária esquerda completamente bloqueada.

"Mas por agora, ainda estou fora da cova!", acrescentou.

Kevin Smith fez ainda filmes como "Os Malucos do Centro" (1995), "Perseguindo Amy" e "Zack e Miri Fazem Um Porno" (2008). Recentemente, realizou um episódio da série "Flash" e apareceu a fazer dele próprio em "Um Desastre de Artista" ao lado de James Franco.

Reconhecendo que a sua carreira estaria para sempre ligada a Harvey Weistein, o produtor caído em desgraça após as alegações de assédio sexual e violação, tinha anunciado em outubro que iria doar os futuros lucros que recebesse de todos os filmes que fez com Harvey Weinstein à Women in Film, uma organização não-lucrativa que trabalha no âmbito da maior igualdade de género na indústria cinematográfica.

Apesar de um acentuado declínio na carreira após o fracasso da comédia de ação "Não Chamem a Polícia!" (2010) com Bruce Willis,  Kevin Smith é uma das grandes personalidades da cultura "Comic-Con" e mantém muitos fãs nas redes sociais, com quem partilha a paixão pelos "comic books". Continua ativo através de podcasts e programas especiais, como os anunciados para domingo à noite, tendo chegado a publicar no Facebook que tinha acabado de gravar o primeiro.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.