Ele construía engenhocas mirabolantes com os materiais mais insignificantes que apanhava à mão, de autocolantes a agrafos, sempre com a ajuda de um providencial canivete suíço.
MacGyver era o protagonista da série televisiva com o mesmo nome, cujas sete temporadas tiveram enorme sucesso, logo desde a sua primeira exibição, em 1985.

Agora, o criador da série,
Lee David Zlotoff, uniu-se ao lendário produtor Dino de Laurentiis e à sua filha Rafaella para produzir um filme centrado no aventureiro televisivo.

Ainda está por saber se o actor que encarnou na televisão,
Richard Dean Anderson, estará envolvido no projecto. Richard Brener, da produtora New Line já disse que «pensamos estar à distância uma pastilha elástica, um agrafo e um argumentista da primeira linha de um franchise à escala global».

«MacGyver» durou 139 episódios e acompanhou as aventuras do agente que dá nome à série, a serviço da fundação privada Phoenix, em aventuras pelos quatro cantos dos EUA e por vezes no exterior.

O herói cumpria a regra pessoal de nunca usar armas de fogo, por mais difíceis que fossem as situações, e de nunca tirar uma vida, defendendo ainda a preservação do ambiente e a igualdade entre todos. A facilidade com que concretizava as mais elaboradas engenhocas a partir de utensílios do dia a dia entrou na cultura popular e o seu nome passou a ser utilizado como adjectivo para descrever alguém com habilidades semelhantes.

A série tornou Richard Dean Andersen um rosto familiar, o que o levou depois a protagonizar outra série igualmente famosa:
«Stargate».

Ainda não há realizador associado ao filme nem data de estreia prevista.