Martin Scorsese regressa ao cinema dos gangsters como o seu próximo filme e com duração épica: "O Irlandês" terá três horas e meia.

Além de ser o filme original mais longo da Netflix, os 210 minutos são um recorde na carreira do lendário realizador americano, ultrapassando os 180 de "O Lobo de Wall Street", os 178 de "Casino", os 167 de "Gangs de Nova Iorque" e os 161 de "Silêncio", o seu último filme de ficção.

Há quase 20 anos que também não se via um filme comercial tão grande: o último foi "O Senhor dos Anéis: O Regresso do Rei", de 2003, que tem 201 minutos na versão exibida nos cinemas.

Ainda no cinema "mainstream", o recorde continua desde 1996 na posse de "Hamlet", de Kenneth Branagh, com quatro horas e dois minutos.

"O Irlandês" é descrito como uma "saga épica sobre o crime organizado nos Estados Unidos" após a Segunda Guerra Mundial, pelo olhar de Frank "The Irishman" Sheeran (Robert De Niro), assassino a soldo da Máfia responsável pela morte de 25 pessoas.

Numa viagem através do crime organizado, com os seus meandros, rivalidades e ligações à esfera política, a história abrange várias décadas e relata um dos maiores mistérios por resolver nos EUA: o desaparecimento do dirigente sindicalista Jimmy Hoffa (Al Pacino).

Trata-se de um projeto de longa maturação de Scorsese em que nenhum outro estúdio de Hollywood quis apostar: o orçamento terá derrapado e chegou aos 200 milhões de dólares, o que faz deste um dos filmes mais caros da história do cinema.

A razão principal é a complexidade que transparece nas imagens: os atores foram rejuvenescidos digitalmente 30 anos pela empresa ILM, responsável pelos efeitos especiais de filmes como "A Guerra das Estrelas".

A antestreia mundial será a 27 de setembro, na abertura do Festival de Nova Iorque. Por causa da duração, a sessão arranca às 15h00, fugindo à definição habitual de "noite de estreia" e, apurou o IndieWire, sem intervalo.

A Netflix lançará o filme em alguns cinemas a partir de 1 de novembro, mas ainda não estão confirmada a exibição nas salas portuguesas. O lançamento internacional em streaming será a 27 de novembro.

VEJA O TEASER TRAILER.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.