No início, em 1987, era um livro aparentemente simples, ilustrado pelo britânico
Martin Handford, que colocava o protagonista, sempre de óculos redondos e camisolão e barrete às riscas vermelhas e brancas, no meio de uma multidão imensa, nas mais diversas situações. O objectivo do leitor era, em cada página dupla, descobrir a personagem e mais alguns objectos no meio da infinidade de outras pessoas a fazerem as mais diversas coisas que enxameavam cada ilustração.


«Where’s Wally?»
foi um suceso fulgurante, dando origem a uma série enorme de livros no mesmo estilo, que venderam mais de 50 milhões de cópias em todo o mundo, com muitos dos países a acrescentarem à personagem traços da sua própria cultura. Nos EUA e no Canadá, por exemplo, ele é conhecido por Waldo, o que leva a que o título original do futuro filme deva ser, provavelmente, «Where’s Waldo?».

A personagem foi alvo de uma curta série de animação em 1991 e de vários video-jogos, e a Universal conseguiu agora garantir os direitos de adaptação da colecção de livros a um filme de imagem real de apelo global e destinado a toda a família. Para já, o uníco nome envolvido, e unicamente enquanto produtor, é o de
Christopher Meledandri, que já tem no currículo a produção executiva de filmes como
«A Idade do Gelo»,
«Robôs» e
«Horton e o Mundo dos Quem».