«Sobre Água» é o programa que dá o arranque às Curtas no King e Campo Alegre, com sugestões do realizador e produtor
Rodrigo Areias, autor do filme
«Tebas» e da premiada curta-metragem
«Corrente», a partir de 7 de Janeiro, quinta-feira, às 19h15 no cinema Medeia King. O mesmo programa estará em exibição no Porto, no Cinema Campo Alegre, entre os dias 14 e 20 de Janeiro, às 18h30 e 22h.

O filme reúne as seguintes obras:

-
«Crime Abismo Azul Remorso Físico», de Edgar Pêra: Inspira-se na vida e obra de Amadeo de Souza-Cardozo. Este polémico pintor do século XX desafiou a vanguarda mundial do seu tempo: «Não sigo escolas. Sou impressionista, cubista, futurista, abstraccionista. Um pouco de tudo». O filme segue o mote de Amadeo.

-
«Corrente», de Rodrigo Areia: Ele é mineiro, todos os dias tenta deixar-se ir com a corrente do rio. Ela sonha ir também, mas está presa. Estão todos, presos por uma corrente. São dominados pela força da montanha. É de lá que saem todos os dias e para onde voltam a entrar.?Um dia a corrente parte-se.

-
«Arca D’Água», de André Gil Mata: Num lago rodeado por prédios, um homem constrói um barco. O sonho de uma viagem impossível, na busca da liberdade das memórias de um passado eterno. Uma reflexão sobre o efeito do tempo e das metamorfoses dos espaços na vida de um homem e na sua morte feliz.

-
«Ciel Éteint!», de F.J. Ossang: O itinerário de um casal nas fronteiras dos impérios. As águas, a medicina, o gelo, o fogo. Céu extinto!