Apesar dos muitos milhões de dólares do orçamento e do apertado controlo de todos os detalhes, tanto no filme como no material que é divulgado, um erro básico aparece nas imagens mais recentes de "Star Wars: A Ascensão de Skywalker".

Uma "super apresentação" que junta momentos dos oito filmes de três trilogias antes de culminar nas imagens do episódio ainda inédito foi divulgada na Expo D23, o maior evento anual para os fãs da Disney, que se realizou entre 23 e 25 de agosto na Califórnia.

A Disney divulgou o vídeo on-line na segunda-feira e os fãs dissecaram todos os pormenores em busca de pistas, acabando por descobrir a gafe num dos momentos que parecem ser mais importantes no novo filme.

O erro é no momento em que Kylo Ren (Adam Driver) e Rey (Daisy Ridley) estão a lutar com sabres de luz no que parecem ser os destroços da Estrela da Morte no Planeta Endor (da batalha em "O Regresso de Jedi"): Kylo usa uma capa, mas ela não aparece na sua sombra.

O mais provável é que a capa tenha sido acrescentada à personagem em pós-produção, com a equipa dos efeitos especiais a esquecer esse "pormenor" na sua sombra.

Apesar de ser invulgar o erro aparecer em imagens divulgadas publicamente, ainda há tempo para corrigir: o filme de J.J. Abrams só chega aos cinemas a 19 de dezembro.

A história do filme começa um ano após o desfecho de "Os Últimos Jedi" (2017), quando os poucos sobreviventes da resistência fugiram com uma renovada esperança na luta contra a Primeira Ordem, e o regresso dos Cavaleiros de Ren.

No elenco estão ainda John Boyega, Oscar Isaac, Domnhall Gleeson, Kelly Marie Tran e Mark Hamill, bem como Billy Dee Williams como Lando Calrissian e a falecida Carrie Fisher como General Leia, com imagens não utilizadas de "O Despertar da Força".

Keri Russell, Richard E. Grant e Dominic Monaghan, o hobbit Merry da primeira trilogia de "O Senhor dos Anéis", são novidades no elenco.

VEJA TODA A APRESENTAÇÃO.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.