Há um novo  campeão nas salas de cinema nos EUA.

"Um Lugar Silencioso" surpreendeu muitos em Hollywood não por chegar ao primeiro lugar, mas pelo valor: ninguém antecipou que este "thriller" de terror que custou 17 milhões de dólares chegaria aos 50,4 milhões de dólares no fim de semana de estreia.

As previsões tanto do estúdio como dos rivais e de empresas independentes apontavam para 20-25 milhões e mesmo antes da estreia para os 30 milhões.

Para além de ultrapassar os 41,7 milhões de "Ready Player One - Jogador 1", de Steven Spielberg, que foi o mais visto há uma semana, "Um Lugar Silencioso" ficou muito à frente das estreias de outros títulos do género que ultrapassaram as expectativas, como "Foge", de Jordan Peele (33,3 milhões) e "Fragmentado", de M. Night Shyamalan (40 milhões).

O filme anda à volta de uma jovem família, encabeçada por Emily Blunt e John Krasinski (que também é o realizador), obrigada a viver em silêncio, ameaçada por misteriosas criaturas que caçam através do som.

"Transcendeu qualquer género. Embora possa ter sido percecionado como um filme de terror, não se chega a estes números sem ser sobre a história", disse o responsável pela distribuição nos EUA do estúdio Paramount.

"O filme tornou-se todas as coisas para todas as pessoas: estabeleceu uma relação com a necessidade primitiva de proteger a família em tempos perigosos", concluiu.

Segundo os analistas, este resultado surpreendente foi alcançado primeiro graças às excelentes reações à exibição na convenção South by Southwest, que fizeram disparar as referências ao filme nas redes sociais, seguida por uma campanha eficaz de marketing à volta de um sugestivo trailer e do slogan "Se te ouvem, caçam-te".

As opiniões favoráveis dos críticos também ajudaram e, finalmente, surgiu a melhor forma de publicidade, algo muito antigo mas potenciado pelas redes sociais: os espectadores saíram muito satisfeitas das primeiras sessões e passaram a palavra.

"Um Lugar Silencioso" chega a 3 de maio às salas de cinema portuguesas.

Trailer.