A justiça violenta de Denzel Washington e as canções dos ABBA estiveram em competição no último fim de semana nas salas de cinema americanas (e em mais alguns países) e na "batalha das sequelas" houve uma surpresa.

A estreia de "The Equalizer 2 - A Vingança" conquistou o primeiro lugar, ultrapassando "Mamma Mia! Here We Go Again", o que é uma "troca" nas previsões.

Numa disputa renhida, a primeira sequela na carreira de Denzel Washington conseguiu 35,8 milhões de dólares, enquanto o musical ficou pelos 34,38 milhões. Uma diferença de 1,44 milhões e os valores ainda não sã0 finais, mas os analistas acreditam que as posições não se vão alterar.

No fim de setembro de 2014, o primeiro "The Equalizer" arrancou com 34,1 milhões, pelo que o valor do segundo filme confirma como Washington continua a ser, aos 63 anos, um ator com uma rara consistência comercial.

Os analistas esperam que um desgaste mais rápido da sequela por causa da estreia no fim desta semana de "Missão Impossível: Falllout" e ficar abaixo dos 101,5 milhões que conseguiu o filme original, mas segundo a Sony, por agora a estreia em 11 países, incluindo Austrália e Portugal, com 3,3 milhões, também está 30% acima dos valores de há quatro anos.

Se "The Equalizer 2" ultrapassou as previsões, que iam para uma estreia de 25 milhões, "Mamma Mia! Here We Go Again" ficou abaixo dos 40 milhões de algumas análises, mas também sete milhões acima do que conseguiu o primeiro filme há dez anos.

Os 34,38 milhões representam a quarta melhor estreia de sempre para um musical e apesar de os analistas acreditarem que a sequela não vai ficar tanto tanto nas salas como o primeiro filme, também notam que não vai ser prejudicado pela chegada de Tom Cruise esta semana: 83% do público foi feminino e este é um mercado com pouca concorrência direta nas próximas semanas.

"Mamma Mia! Here We Go Again" também chegou a 41 outros mercados, incluindo o português, e ultrapassou o primeiro filme em 34 (ainda não há números oficiais para Portugal). No total, foram mais 42,4 milhões em países onde os ABBA são muito populares do que nos EUA, o que confirma mais uma aposta ganha para este verão.