A estreia de
«TMNT – Tartarugas Ninja – Uma Nova Aventura» marcou no ano 2007 o regresso das
Tartarugas Ninja ao grande ecrã, num filme totalmente criado em animação por computador. A fita foi um sucesso moderado mas a celebração dos 25 anos da criação dos heróis pedia algo mais imponente: um regresso ao cinema de imagem real, que no ano de 1990 marcou a primeira invasão massiva dos heróis no imaginário colectivo, após o sucesso nos EUA da BD e da série televisiva animada.

A ideia é contar as origens de Leonardo, Donatello, Michelangelo e Raphael, respeitando o lado mais negro e satírico da obra original em BD de
Kevin Eastman e
Peter Laird. O filme será totalmente rodado em imagem real, tal como as primeiras três adaptações ao cinema, utilizando nas tartarugas «tecnologia de substituição de rostos», o que lhes dará uma expressividade muito superior. A estreia está prevista para 2011.

A comemoração dos 25 anos da criação das Tartarugas Ninja efectua-se hoje e uma das iniciativas que marca o evento é o facto do Empire State Building, em Nova Iorque, ter ficado completamente verde em homenagem aos heróis.

As quatro tartarugas surgiram em 1984 numa revista de banda desenhada independente, a preto e branco e de tiragem reduzida, em jeito de paródia à série «Ronin», de
Frank Miller. Rapidamente, a BD tornou-se um fenómeno de popularidade, principalmente quando, em 1986, se converteu numa série televisiva de desenho animado, que lhe infantilizou o tom e fez explodir a venda de «merchandising» dos heróis.

Em 1991 chegariam ao cinema num dos grandes êxitos surpresa do ano, o filme de imagem real
«Tartarugas Ninja», que amplificou o fenómeno à escala internacional, motivando a verdadeira febre sobre os heróis que se viveu na primeira metade da década de 90. Regressando ao lado mais negro e paródico da BD, a película surpreendeu pela invulgaridade da premissa e o realismo espectacular das criaturas, criadas pela Jim Henson’s Creature Shop. A esse filme seguiram-se de imediato duas sequelas de má memória, que foram mal recebidas pelo público e crítica e voltaram a infantilizar o fenómeno.

Em 2007, as Tartarugas Ninja voltaram ao grande ecrã no filme animado
«TMNT – Tartarugas Ninja - Uma Nova Aventura» mas o grande regresso está agora prometido para 2011, produzido por
Galen Walker, responsável pela versão de 2007, e
Scott Mednick, actualmente a terminar o trabalho no filme «Where the Wild things Are», de
Spike Jonze.