Os argumentistas americanos baralharam mais a corrida para os Óscares. Os Writers Guild of America (WGA) são o último grande sindicado a dar prémios antes da Academia.

Confirmando a divisão, pela primeira vez os prémios dos sindicatos dos argumentistas, produtores, realizadores e atores tiveram resultados diferentes, com nenhum filme a ganhar mais do que um.

O eleito para melhor argumento adaptado foi "Can You Ever Forgive Me?”, uma comédia dramática biográfica com  Melissa McCarthy e Richard E. Grant, escrita por Nicole Holofcener e Jeff Whitty a partir das memórias da escritora Lee Israel, que na tentativa de revitalizar a sua carreira forjou cartas de autores dramaturgos falecidos. Não tem estreia prevista para Portugal.

Os outros nomeados na categoria eram o favorito "Blackkklansman: O Infiltrado" (um dos argumentistas é o realizador Spike Lee), "Assim Nasce Uma Estrela", "Black Panther", Se Esta Rua Falasse".

A maior surpresa foi o prémio de argumento original foi atribuído a "Eighth Grade", o primeiro filme como realizador do ator e comediante Bo Burnham, também argumentista, sobre a vida e problemas de uma estudante de 13 anos (Elsie Fisher), na última semana de aulas antes de seguir depois para o liceu e que, apesar de lidar com a ansiedade em situações sociais, faz vídeos de auxílio. Também permanece inédito no nosso país.

Tudo indicava que a categoria seria discutida entre "Roma" e "Green Book", mas também "Um Lugar Silencioso" e "Vice" tinham hipóteses. Para baralhar ainda mais, "Eighth Grade" nem está nomeado para o Óscar na categoria, o que faz dele o primeiro vencedor dos WGA fora da corrida às estatuetas desde "Bowling for Columbine", de Michael Moore, em 2003.

Prémios televisivos mais previsíveis

"The Marvelous Mrs. Maisel" continuou a dominar nos prémios televisivos, agora com o do WGA para melhor série de comédia. A despedida de "The Americans" voltou a ser reconhecida nos dramas.

As distinções para episódios individuais foram para as séries "Homeland" em drama e "Barry" na comédia, com a segunda também a acumular com o de melhor nova série do ano.

Nos telefilmes ou minisséries, destacaram-se "Castle Rock" e "American Crime Story: O Assassinato de Gianni Versace".

"Last Week Tonight With John Oliver" ganham na categoria de programa de variedades.