Os nomeados à edição de 2020 dos Emmys foram anunciados esta terça-feira, dia 28 de julho, em direto nas redes sociais, num momento em que o calendário televisivo foi de tal forma afetado que alguns programas e séries não puderam entrar na janela de elegibilidade para a edição deste ano.

As nomeações foram anunciadas durante uma cerimónia virtual, que contou com a apresentação de Leslie Jones. Laverne Cox, Josh Gad, Tatiana Maslany e o presidente da Academia, Frank Scherma, também participaram na transmissão.

Com 26 nomeações, "Watchmen" lidera a corrida à edição de 2020 dos Emmys. A série da HBO, uma adaptação para o pequeno ecrã do universo da graphic novel de Alan Moore, Dave Gibbons e John Higgins, está nomeada, por exemplo, para Melhor Minissérie, juntamente com "Little Fires Everywhere", "Mrs. America", "Unbelievable" e "Unorthodox".

The Marvelous Mrs. Maisel

"The Marvelous Mrs. Maisel" é a segunda produção a acumular mais nomeações, num total de 20. A série da Amazon está na corrida para a estatueta de Melhor Série de Comédia, prémio disputado também por "Curb Your Enthusiasm", "Dead to Me", "Insecure", "Schitt's Creek", "The Good Place", "The Kominsky Method" e "What We Do in the Shadows".

"Ozark" e "Succession" também estão entre as séries nomeadas, com 18 nomeações cada - as duas produções estão na corrida pelo galardão de Melhor Série Dramática, juntamente com "Better Call Saul", "The Crown", "The Handmaid's Tale", "Killing Eve", "The Mandalorian" e "Stranger Things".

No número total de nomeações por plataforma/ canal, a Netflix é líder destacada, somando 160 nomeações. Já a HBO, que ocupava o primeiro lugar do ranking em 2019, está na corrida para 107 prémios.

Já a NBC soma 47 nomeações, seguida pela ABC (36) e FX Networks (33). Já o Disney Plus, que se juntou à corrida, conquistou 19 nomeações.

LISTA DE NOMEADOS DAS PRINCIPAIS CATEGORIAS:

(Veja aqui a lista completa de nomeados)

Melhor Série Dramática:

Better Call Saul
The Crown
The Handmaid's Tale
Killing Eve
The Mandalorian
Ozark
Stranger Things
Succession

Melhor Série de Comédia:

Curb Your Enthusiasm
Dead to Me
Insecure
Schitt's Creek
The Good Place
The Kominsky Method
The Marvelous Mrs. Maisel
What We Do in the Shadows

Melhor Minissérie:

Little Fires Everywhere
Mrs. America
Unbelievable
Unorthodox
Watchmen

Melhor Ator numa Série de Comédia:

Anthony Anderson, black-ish
Don Cheadle, Black Monday
Ted Danson, The Good Place
Michael Douglas, The Kominsky Method
Eugene Levy, Schitt's Creek
Ramy Youssef, Ramy

Melhor Atriz numa de Comédia:

Christina Applegate, Dead to Me
Rachel Brosnahan, The Marvelous Mrs. Maisel
Linda Cardellini, Dead to Me
Catherine O'Hara, Schitt's Creek
Issa Rae, Insecure
Tracee Ellis Ross, black-ish

Melhor Ator numa Série Dramática:

Jason Batemna, Ozark
Sterling K. Brown, This Is Us
Steve Carell, The Morning Show
Brian Cox, Succession
Billy Porter, Pose
Jeremy Strong, Succession

Melhor Atriz numa Série Dramática:

Jennifer Aniston, The Morning Show
Olivia Colman, The Crown
Jodie Comer, Killing Eve
Laura Linney, Ozark
Sandra Oh, Killing Eve
Zendaya, Euphoria

Melhor Ator numa Minissérie ou Telefilme:

Jeremy Irons, Watchmen
Hugh Jackman, Bad Education
Paul Mescal, Normal People
Jeremy Pope, Hollywood
Mark Ruffalo, I Know This Much Is True

Melhor Atriz numa Minissérie ou Telefilme:

Cate Blanchett, Mrs. America
Shira Haas, Unorthodox
Regina King, Watchmen
Octavia Spencer, Self Made
Kerry Washington, Little Fires Everywhere

Melhor talk show de variedades:

The Daily Show with Trevor Noah
Full Frontal with Samantha Bee
Jimmy Kimmel Live!
Last Week Tonight with John Oliver
The Late Show with Stephen Colbert

Melhor programa de competição:

The Masked Singer
Nailed It!
RuPaul's Drag Race
Top Chef
The Voice

Outras cerimónias de Hollywood, como os Óscares e os Globo de Ouro, tiveram de adiar as suas cerimónias e alterar parte das suas regras para se adaptar aos novos tempos sem cinemas.

Os Emmys serão entregues a 20 de setembro e, embora os seus organizadores não tenham dado detalhes sobre a cerimónia, tudo indica que será virtual. "Não sei onde faremos isto ou como faremos ou inclusive porque estamos a fazer isto, mas estamos a fazer e vou apresentar", disse o anfitrião dos Emmys, Jimmy Kimmel, em comunicado, a 16 de junho.

Os 24 mil membros da Academia de Televisão, que entregam os prémios, receberam, contudo, um número recorde de inscrições este ano. No entanto, a pandemia impediu que estúdios pudessem fazer as suas habituais campanhas para conquistar votos entre os membros da Academia que, segundo os especialistas, tiveram mais tempo em casa para ver televisão, o que pode pesar nas suas decisões.

"Mas não sabemos o que estão a ver", esclareceu Joyce Eng, editora do site de previsões Gold Derby. "Estão a ver programas que estrearam há três anos e que não tinham conseguido ver? Ou estão a ver todos os programas que estrearam nesta primavera?", questiona.