MTV EMA Generation Change Award é a nova categoria criada pelo canal para os Europe Music Awards, que este ano se realizam em Bilbau, em Espanha. O novo prémio pretende homenagear e incentivar "os jovens destemidos que lutam todos os dias para mudar o mundo em diferentes partes do globo".

"Os nomeados pertencem a uma geração de jovens que vê na música, no storytelling e nos meios digitais a via certa para lidar com os problemas sociais mais graves. A MTV Internacional vai destacar as poderosas histórias em todas as suas plataformas sociais e digitais, de maneira a alcançar e sensibilizar 180 países", explica o canal.

OS JOVENS NOMEADOS

Sonita Alizadeh - 21 anos, Afeganistão

"Sonita combina a voz poderosa com letras de música que pretendem combater o casamento infantil, apoiar os direitos das raparigas para que possam escolher o seu destino e ainda, inspirar todas as pessoas a sonharem mais alto", avança a MTV.

Mohamad Aljounde - 17 anos, Líbano 

Defensor dos direitos da criança, Mohamad Aljounde construiu uma escola num campo de refugiados no Líbano, para proporcionar aos mais pequenos o acesso à educação recorrendo também ao poder do storytelling para chamar à atenção para a realidade daquelas crianças.

Ellen Jones - 20 anos, Reino Unido 

Segundo a MTV, Ellen Jones é uma ativista criadora de conteúdos focados em direitos LGBTQ+, saúde mental, direitos de invalidez e questões feministas, que recorre aos meios digitais para fazer a diferença.

Xiuhtezcatl “X” Martinez - 18 anos, EUA 

Xiuhtezcatl é ativista e alerta para os problemas climáticos. "Artista de hip-hop com uma voz poderosa que se faz também ouvir na linha da frente de um movimento mundial ambiental liderado por jovens", avança o canal em comunicado.

Hauwa Ojeifo - 26 anos, Nigeria

"Um changemaker corajoso que luta pela mudança, ao ter fundado um movimento de amor, esperança e apoio, capaz de apoiar e dar voz ao tema saúde mental, na Nigéria", explica a MTV.