A exposição de fotografias e textos surgiu após uma viagem dos autores às províncias de Nampula e Cabo Delgado e chega ao mercado de Santa Clara duas semanas depois de se estrear no Centro Cultural Português em Maputo.

“Chamámos-lhes 'futuros presidentes' porque consideramos que o acesso à educação permite a qualquer criança ser tudo o que quiser, até ser Presidente do Moçambique”, disse à Lusa o escritor Ricardo Henriques, assinalando que esta é uma das principais áreas de intervenção da Helpo, uma organização não-governamental que apoiou o projecto.

Mas em zonas tão remotas e tão pobres como as que Ricardo Henriques e Luís Mileu visitaram, dificilmente as crianças têm sonhos tão ambiciosos.

“Por acaso, houve um que falou nisso, mas a maior parte deles queriam ser professores ou polícias, algo mais próximo da sua realidade. Era difícil fugir deste imaginário”, adiantou o autor, que contactou com cerca de 60 crianças, 20 das quais figuram na exposição que pode ser vista até 14 de Março.

“Esta realidade é muito diferente do que já conhecia em Moçambique”, continuou Ricardo Henriques.

“São as províncias mais pobres, com comunidades muito isoladas. As escolas estão no meio do nada. Íamos muito cedo, de jipe, através de estradas de terra batida que eram buraco sim, buraco sim”, recorda, frisando que as crianças não teriam “acesso a quase nada, se não fosse a escola”.

Na inauguração da exposição será também lançado o livro Futuros Presidentes de Moçambique, onde se publicam os textos e fotos da exposição, bem como o diário de viagem dos autores ao longo das duas semanas em que percorreram as províncias moçambicanas de Nampula e Cabo Delgado.

Depois de Maputo, a exposição “Futuros Presidentes de Moçambique” vai percorrer outras regiões do país, podendo ser visitada em Nampula, Ilha de Moçambique e Beira.

O escritor Ricardo Henriques é autor, com André Letria, de alguns livros infantis. Luís Mileu é fotógrafo, designer e colaborador do P3, e já apresentou exposições em Berlim e Nova Iorque.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.