Num vídeo publicado no Instagram sob o slogan "If you don't mask, you don't get" (sem máscara não entras, em tradução livre), o artista de rua aparece vestido com um fato de proteção branco, capuz, colete refletor laranja, luvas, máscara e óculos, usando moldes e spray preto para fazer os desenhos dos seus característicos ratos em várias zonas do vagão.

Um dos animais aparece a cuspir um líquido verde que simula a propagação do vírus, enquanto outro usa a máscara como paraquedas e um terceiro cobre o rosto com ela.

Durante a gravação pode ver-se o artista a escrever o seu nome com grandes letras verdes sobre a porta que separa a carruagem da cabine do condutor e como abandona o local cruzando-se com vários passageiros.

No final do vídeo, as portas do comboio abrem-se e na parede da estação lê-se "I get lockdown" (bloquearam-me), um slogan que se completa com “but I get up again” (mas ergo-me novamente) quando se fecham de novo, enquanto se ouve a música “Tubthumping”, da banda britânica Chumbawamba, com a qual se faz este jogo de palavras.

Durante a sua ação, para a qual além de spray negro usa um líquido verde que sai de uma mochila que leva às costas, Banksy cruza-se com um passageiro ao qual pede que se afaste uns metros, enquanto este presencia atónito a cena.

O enigmático artista de rua realizou vários trabalhos durante a pandemia, como o desenho de uma criança a brincar com uma enfermeira como sua super-heroína no hospital britânico de Southampton e uma instalação que levou a cabo no banho da sua própria casa, tomado por ratos e com numerosas referências à crise sanitária.

A pandemia de COVID-19 já provocou mais de 573.000 mortos e infetou mais de 13,12 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.