O incêndio que deflagrou esta segunda-feira, dia 15 de abril, à tarde na catedral de Notre-Dame de Paris  destruiu parcialmente um dos edifícios icónicos da capital francesa. Durante a fase de rescaldo, centenas de parisienses juntaram-se junto ao monumento a cantar o tema "Ave Maria".

Nas redes sociais foram partilhados vários vídeos do momento. A publicação da Consequence of Sound no Facebook soma mais de um milhão de visualizações.

Veja o vídeo:

A catedral faz parte do conjunto arquitetónico das margens parisienses do Sena classificado como Património Mundial da UNESCO desde 1991.

O local inclui pontes, cais e as margens do rio Sena, ao longo da parte histórica do seu curso, entre as pontes Sully e Iéna, e entre a ‘Ile de la Cité’ e a ‘Ile St Louis’.

A catedral é considerada o melhor exemplo da arquitetura gótica francesa, com um uso inovador de abóbadas e contrafortes, rosetas de vitrais e ornamentos esculpidos. A construção da igreja começou em 1160 e continuou por mais de um século.

"Majestoso e sublime edifício", como escreveu em 1831 o escritor francês Victor Hugo no seu romance “Notre-Dame de Paris”, a catedral foi construída em 1163 e iniciou a função religiosa em 1182.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.