"Guitarra, guitar, guitarre, gitara, (...): existem inúmeras formas de dizer “guitarra” pelo mundo, mas basta um só som para as identificar. Instrumentos que fazem parte da vida de todos nós, seja pelas memórias a que nos remetem, seja por temas instrumentais ou célebres solos. Para muitos uma paixão, para Portugal um símbolo de cultura e identidade através da nossa guitarra portuguesa", contextualiza a organização.

A nível musical, o certame vai contar com as sonoridades lusitanas do dueto composto por António Eustáquio e o contrabaixista Carlos Barreto, um espetáculo marcado para o primeiro dia do festival, 30 de novembro, pelas 22:00.

O evento conta também com o criativo e experimental trio acústico “Guitar Republic Trio”, formado pelos italianos Pino Forastieri, Stefano Barone e Sérgio Altamura, que vão atuar a 1 de dezembro, pelas 22:00.

No último dia do festival, 2 de dezembro, pelas 18:00, vai ser apresentado o projeto a solo de “3 Concertos | 3 Guitarras”, composto pelos portugueses Gonçalo Pereira, Antonio Mardel (na foto) e pelo brasileiro Luiz Arantes, numa expressão de blues, rock progressivo, experimental.

A iniciativa conta ainda com várias atividades paralelas, como a exposição e venda de guitarras, a presença de um luthier português, uma exposição de desenhos do guitarrista Antonio Mardel, uma feira do disco e um concurso para jovens guitarristas a ter lugar no dia 29 de novembro.

A ter lugar no HS MilFontes Beach, em Vila Nova de Milfontes, a iniciativa é promovida pelo município de Odemira, a associação cultural Fábrica das Artes e a produtora Notas e Aplausos e conta com a direção artística de António Palma.