O mês até arranca com a música clássica que é uma presença habitual na programação da CEC, com o regresso na sexta da Orquestra do Norte e com a presença do pianista Álvaro Cassuto, na quarta-feira, num concerto em que a Fundação Orquestra Estúdio será dirigida por António Rosado.

Mas novembro também é mês de Guimarães Jazz, que arranca a 8, com a referência que continua a ser Herbie Hancock. O músico que tocou com Miles Davis, pianista exímio, capaz de cruzar as mais diversas influências e de satisfazer tanto os apreciadores do jazz como o público da pop é o cabeça de cartaz de um programa que vai até ao dia 17. Bill Frisell, Dave Douglas & Joe Lovano, The Jazz Passengers Re-United e a WDR Big Band Cologne são os outros nomes a destacar desta 21º edição.

No final do mês, há outro grande cartaz musical, o do Optimus Primavera Club, este dedicado aos sons do rock alternativo. O festival funciona como uma extensão do Primavera estival portuense e tem algumas propostas que poderão tornar pequeno o Centro Cultural Vila Flor, onde decorre nos dias 30 de novembro e 1 e 2 de dezembro.

Os míticos Swans de Michael Gira, estão de regresso, mas este é também o tempo para ouvir a elegante voz de Sharon Van Etten, o cruzamento de continentes dos Tinariwen, a guitarra de Sir Richard Bishop e o rock enérgico dos The Vaccines, só alguns dos destaques de um cartaz que inclui 24 propostas em musicais em vários espaços de Guimarães.

O mês musical está longe de se esgotar nestas propostas: é preciso juntar-lhe a presença de Ivan Lins, no dia 24, que terá a companhia da Fundação Orquestra. Uma ponte entre uma orquestra e a música brasileira num percurso que se prolonga para a música portuguesa, com a presença em palco de Paulo de Carvalho e para a música angolana, com a participação de Paulo Flores

Alan Wilder, mais conhecido por ser um dos rostos dos Depeche Mode, vai também estar em Guimarães, mas para mostrar o seu projeto a solo com 25 anos, Recoil. Com sete registos gravados desde 1986, Alan Wilder tem contado com inúmeras participações para este seu projeto alternativo eletrónico.

Nomes como Nicole Blackman, Bukka White, Maggie Estep, Pat Boone e Diamanda Galás já fizeram parte deste percurso que pode ser descoberto em conversas com o músico e na projeção de um filme mas, infelizmente, sem estar prevista nenhuma atuação.

De notar ainda, na música clássica, o último concerto da série Master.Pieces, com a estreia da encomenda a Sérgio Azevedo, “Erasing Mahler”, num concerto da Fundação Orquestra Estúdio com o maestro Cesário Costa, no dia 30, e presença do agrupamento de música de câmara Hagen Quartet, no dia 25.

@SAPO/Lusa