O disco de estreia da orquestra foi lançado no dia 19 de outubro no Auditório do Institut Français du Portugal, em Lisboa, local onde foram tocadas pela primeira vez as notas que compõem "Ouija".

"Aconselho que oiçam este disco com tranquilidade porque as muitas imagens que a música nele contida sugere, como diria Maria Schneider [compositora, arranjadora e diretora de orquestra], tornam-se particularmente cinematográficas, permitindo-nos ver a música, para além de a ouvirmos", considera o crítico e produtor de jazz, Paulo Gil, citado em comunicado enviado pela promotora.

A "nova fase" da Reunion Big Jazz Band, um projeto do universo jazzístico para orquestra, é conduzida por Johannes Krieger, alemão a viver em Portugal, juntamente com Dan Hewson, também compositor e pianista da banda. As principais preocupações são a "a qualidade artística e a produção musical", destaca a promotora.

A Reunion Big Jazz Band foi formada em fevereiro de 2003 por três amigos admiradores do jazz - Fernando Soares (saxofone tenor), Manuel Lourenço (saxofone tenor e flauta) e Francisco Costa Reis (guitarra elétrica).

Algumas das peças incluídas no trabalho discográfico são "Ouija", de Johannes Krieger com solos de João Capinha (sax alto), Francisco Costa Reis (guitarra) e Rui Pereira (bateria); "Submerged", de Dan Hewson com solos de Dan Hewson (piano) João Capinha (sax soprano); e "Tchap Tchap Tchap", de Johannes Krieger com solos de Ricardo Pinto (trompete), Francisco Andrade (sax tenor) a Alexandre Alves (bateria).

O Cine-Teatro João Mota, em Sesimbra (15 de dezembro, às 21:30), e o Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada (25 de janeiro, às 21:30) são os locais por onde a Reunion Big Jazz Band ainda vai passar.