O primeiro tum-pa-tum-pa surgiu em Fevereiro de 2005 com a denominação de 1º concurso de caixa. Desde então, houve um grande esforço para fazer evoluir o evento, nomeadamente foi acrescentado ao concurso de caixa um concurso de bateria criando assim o actual tum-pa-tum-pa.

Mas para haver evolução, é necessário ver para além do que o horizonte mostra, e no ano passado, foram criadas ferramentas cujo objectivo foi chegar a todos os cantos do nosso país e também além fronteiras. Com este objectivo em mente, aumentou-se o empenho na utilização dos meios de divulgação que estavam ao alcance, nomeadamente através do
website (actualizado a cada edição), cartazes, flyers, publicidade online, rádio"¦

No sentido de dotar o concurso de maior credibilidade, a organização tem convidado personalidades do meio musical para integrarem o júri: André Sousa Machado, Eduardo Lopes, Jean-François Lézé, Michael Lauren, Mário Teixeira, Paulo Oliveira e Richard Buckley.

A acrescentar, e porque os prémios também são muito importantes, a organização conta com a importante colaboração de patrocinadores como: Castanheira, Casa Abreu, edições ECM, Musica.com, Missom, Riff, Hotéis Eurosol, os quais representando marcas internacionais, tais como: Anatoljan, Evans, Gretsch, Gibraltar, Hardcase, Paist, Pearl, Premier, RMV, Sabian, Toca, VicFirth, etc"¦

De ano para ano tem sido verificado um aumento significativo no número de participantes e acredita-se que o concurso terá tendência para evoluir não só no número de participantes, como na qualidade dos prémios e também na exigência e qualidade das obras e das interpretações que vão a concurso.

Portugal tem potenciais percussionistas e bateristas que devem ter espaço para tornar público o seu trabalho. Foi para isso que este concurso surgiu, não só para fomentar o estudo da disciplina como para dar espaço, um espaço público, para que cada um possa mostrar o melhor que sabe fazer.

Para obter informações mais detalhadas visite:
www.tumpatumpa.com