Apesar de uma carreira relativamente curta, George Lewis Jr., mais conhecido como Twin Shadow, já contabiliza no seu historial de viagens visitas mais do que suficientes a Portugal que lhe permitem relacionar-se com o público português como ninguém. Pode muito bem não ter entendido por que raio lhe pediram para levar um recado a Cristiano Ronaldo, aquando da sua chegada a Barcelona (onde se apresentou na noite seguinte), nem partilhar do apego lusitano ao futebol, mas em palco mexeu-se e interagiu com o público como se estivesse em casa. Uma informalidade que fez questão de espicaçar, dada a cerimónia imposta pelo auditório de lugares sentados, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, onde o músico se deslocou a pretexto de familiarizar a audiência com “Confess”, segundo registo de originais lançado em julho deste ano.

A abertura do concerto deu-se precisamente com a faixa inaugural do disco, Golden Light, cujo começo suave cedo evoluiu para contornos mais dançáveis e justificou a advertência imediata de Lewis Jr., ao entrar: “Isto não é uma palestra para estudantes. Vocês não estão aqui para aprender seja o que for, apenas para se divertirem. Quem quiser, estáà vontade para se levantar”. Porém, ainda sob o regime de respeito infligido pela sala, os aventurosos que acataram tão agradável sugestão contaram-se pelos dedos de uma mão só. “Os meus pais, lá em Nova Iorque, teriam ficado tão orgulhosos de vós, por serem tão educados”, ironizou, ao segundo tema. Mas foi preciso ainda mais um reforço para que o público deixasse a vergonha sentada: a exigência surgiu sobre a forma de Five Seconds, primeiro single retirado deste novo álbum, para que finalmente as cadeiras perdessem a sua utilidade e o espetáculo ganhasse uma nova dinâmica.

O concerto prolongou-se, e os presentes foram-se mantendo de pé, enquanto os dois trabalhos editados pelo artista foram sendo intercalados, com maior incidência no último. Com The One chegou a autorização para que os lugares fossem brevemente retomados. Sozinho em palco, George Lewis Jr. executou uma comovente versão deste tema, em que a guitarra passou para primeiro plano, deixando de parte a componente eletrónica original.
Talvez por ter sido a primeira faixa de “Confess” a estrear o alinhamento, foi com a última do mesmo, Be Mine Tonight, que o cantor ameaçou despedir-se.

Regressado a palco e redobrados os piropos que até então haviam sido lançados aos moradores do país que o tem vindo a acolher tão bem, com o encore composto por When The Movie's Over e Shooting Holes – a primeira música que tocou na sua primeira vinda a Portugal – a noite chegou mesmo ao fim.

Ariana Ferreira