Quem olha para o alinhamento dos PAUS, rapidamente chega a conclusão de que estamos perante uma banda especial, basta ver os projectos anteriores que os seus membros tiveram ou ainda têm: Vicious Five, Linda Martini, If Lucy Fell e Riding Pânico. Mas são muito poucas ou nenhumas as semelhanças com qualquer um desses projectos. Os PAUS definem a sua música como «uma bateria siamesa, um baixo maior que a tua mãe e teclados que te fazem sentir coisas.»

Fomos falar com Hélio Morais, um dos bateristas, para perceber que balanço fazem deste primeiro ano.

«Incrível, não imaginávamos tanto, nas nossas previsões mais optimistas. Fizemos festivais desde o Alive ao Paredes, passando pelo Milhões de Festa. Fizemos duas das três sessões do Só Desta Vez. Vimos um simples EP ser bastante acarinhado quer por quem ouve, como por quem escreve música. Enfim, foi um ano em cheio e estamos muito gratos por isso.»

A banda surgiu de várias conversas entre os donos da famosa bateria, Hélio Morais e Joaquim Albergaria. «Eu e o Quim falámos de fazer alguma coisa com uma bateria unida pelo mesmo bombo (a que o Quim chamou Bateria Siamesa) e um dia resolvemos fazer o primeiro ensaio (assistido) numa exposição da Mariana Dias da Cunha, para o qual convidámos o Makoto e o Shela. Correu mal, mas o bichinho ficou lá e mais tarde voltámos a pegar na coisa, mas já em estúdio.»

Só Desta Vez

Em 2010 os PAUS lançaram o projecto Só Desta Vez, que nasceu «da vontade de se fazer uma residência no Lux, que não faria sentido com um formato normal de concerto. Como tal, houve discussão de ideias e da vontade de se fazer uma coisa diferente e de trocarmos experiências com outros músicos, nasceu o Só Desta Vez. É interessante reinterpretar as nossas músicas e perceber que nada é estanque.»

Os primeiros músicos convidados foram as guitarras de João Nogueira (Riding Pânico) e Rui Carvalho (Filho da Mãe, If Lucy Fell e I Had Plans) e a Harpa de Eduardo Ráon. A segunda sessão teve como convidados dois DJ’s, o Riot (Buraka Som Sistema) e o Ride. Já os terceiros convidados desta saga, a acontecer em Fevereiro, ainda estão no segredo dos deuses e serão anunciados atempadamente, no facebook de PAUS, no do Só Desta Vez e no do Lux Frágil.

A reacção do público tem sido em crescendo, no segundo só desta vez a sala estava cheia e a com entrega total por parte dos músicos. ‘As pessoas têm sido bastante carinhosas e cúmplices, durante os espectáculos. O último vai ser a festa total.’ Quanto a um próximo ‘Só Desta Vez’, ‘’Só Desta Vez’, é só desta vez. Quanto muito poderia acontecer um ‘Só Mais Esta Vez.’’

E em 2011?

Para 2011 a banda tem já vários projectos preparados e em Janeiro vão para estúdio gravar o primeiro LP, em Fevereiro vai acontecer o terceiro Só Desta Vez e Hélio Morais revelou também que «em Março vamos participar numa peça de teatro a anunciar e pelo meio, há sempre concertos normais de PAUS

Uma coisa é certa podemos sempre esperar o inesperado por parte dos PAUS.

@Edson Vital