“Ibra” é o sexto álbum de Eneida Marta e este trabalho reúne várias sonoridades já conhecidas, mostra outras mais experimentais e contemporâneas, mas acima de tudo mantém a mesma identidade, a mesma voz doce, o crioulo guineense e o ritmo das músicas do mundo.

Eneida Marta explica: “Creio que a grande diferença entre este disco e os anteriores é o facto de, neste trabalho, misturar sons acústicos tradicionais com sons mais eletrónicos, tornando-o um disco bastante abrangente em termos de abordagem artística e de sonoridade.”

No álbum anterior, “Nha Sunhu”, estreou-se como produtora, mas neste último trabalho dedicou-se à pesquisa e recolha de temas, juntou mensagens fortes e deixou a produção ao cargo de Athanase Kousou, da Costa do Marfim, o responsável por álbuns de Salif Keita, Monique Seka ou Richard Bona. “Em toda a minha carreira, nunca estive tão descontraída e leve durante uma produção ou gravação”, afirma Eneida Marta.

“Eu e o meu produtor tínhamos uma sintonia extraordinária! Isso veio facilitar todo o trabalho. Contei com duas participações especiais, o ícone da música guineense Zé Manel e a artista revelação do momento Missy Bity”, explica a cantora.

Ibra

Sobre este mais recente trabalho, que conta com doze faixas, Eneida acrescenta ainda que “gostava que as pessoas um dia se lembrassem deste disco como aquele que imortaliza a memória de Ibra Galissa, mas também como aquele que retratou um dos temas mais sensíveis da sociedade  o abandono de um filho”.

Esse tema é retratado no single “Homes di Gossi”, a nona faixa do disco, que foi apresentado no dia de aniversário da cantora, 17 de julho, e desde então tem sido um sucesso das rádios da Guiné-Bissau e de Portugal, com destaque para a RDP África. “É um tema que está a criar debates da sociedade, superou as minhas expectativas”, afirma a autora de “Ibra", e também embaixadora da Unicef na Guiné-Bissau, que acrescenta: “Gostava que as pessoas ouvissem este meu ‘Ibra’ de coração aberto."

A cantora vai estar a apresentar o disco nas FNAC de Portugal entre hoje e domingo:

Dia 6, às 18h30  Vasco da Gama
Dia 6, às 21h30  Colombo
Dia 7, às 17h00  Chiado
Dia 7, às 22h00  Almada
Dia 8, às 17h00 Cascais

Entretanto, pode assistir aqui ao single "Homes di Gossi":

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.