O jovem músico moçambicano Malenga trouxe os ritmos e as memórias ancestrais das tradições Makonde, em formato musical ao público português, no âmbito do festival Todos.

Da escultura a pintura, passando pela música, Simão Williamo, de nome artístico Malenga, alega que o seu percurso na música é algo que vem desde a sua infância, e que foi uma aprendizagem com muita investigação.

O seu primeiro contacto com o mundo das artes foi através do desenho, quando ainda vivia na pequena aldeia Shikalanga, perto do rio Rovuma,na província de Cabo Delgado. Uma região onde toda a gente é artista, e que as pessoas passam a vida a trabalhar para a cultura, a dança e o canto.

Em 2002, fez um curso de pintura em Maputo, este seria o início de um percurso profissional artístico que tem sido desde então, repartido entre a pintura, escultura e a música. Em 2007, recebeu uma bolsa de estudo para frequentar Artes Plásticas no Centro de Arte e Comunicação Visual, em Lisboa, e em 2008 fez um estágio na Faculdade das Belas Artes do Porto. No entanto, o artista expõe colectivamente desde 1992 e individualmente desde 2005. A sua obra está representada em várias colecções privadas em vários países, entre eles Portugal.

O artista tem neste momento uma exposição que está a decorrer numa das melhores galerias de Lisboa, a World Legend Gallery, numa mostra com 13 esculturas e 6 pinturas.

Quarta edição do Festival Todos


O projecto Kudonde foi inspirado para o Festival Todos e centra nas tradições e vivências do povo Makonde antes de se instalar no planalto de Mueda. Nessa altura, o povo Makonde vivia numa região chamada Kudonde, de onde surgiram os seus antepassados.

A quarta edição do Festival Todos, que se realizou no passado sábado, dia 22, apresentou-se sob o signo da interculturalidade em Lisboa. O público foi convidado a seguir uma rota de espectáculos e de experiências gastronómicas desde Timor, Xangai, Cabo Verde, o Alentejo, Moçambique, a cozinha europeia, São Tomé e Príncipe, Guiné, Nepal e Goa. Houve peças de Teatro, Dança e muita música em lojas e restaurantes.

@Renato Costa

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.