Um fotógrafo do Star Tribune, o jornal da cidade natal de Prince, Minneapolis, publicou no Twitter um vídeo feito por ele que mostra uma multidão a cantar espontaneamente na rua a canção "Purple Rain" no dia da morte do cantor, em 2016.

O vídeo, que foi partilhado mais de 13500 vezes nas redes sociais, desapareceu recentemente.

O fotógrafo, Aaron Lavinsky, disse que o Universal Music Publishing Group, que possui os direitos sobre as canções de Prince, ordenou a eliminação do vídeo.

A editora disse apoiar-se na Lei dos Direitos de Autor do Milénio Digital (DMCA, em inglês), uma lei norte-americana polémica de 1998 que permite aos titulares de direitos autorais emitirem avisos de eliminação de material online eximindo as empresas de internet de responsabilidade.

"As normas da DMCA são uma ferramenta importante para os artistas que precisam de proteger a sua propriedade intelectual online, mas o facto de uma grande corporação abusar do sistema para eliminar um vídeo de notícias gravado por um fotógrafo de jornal é inapropriado", tweetou Lavinsky.

Os representantes da Universal não responderam imediatamente a um pedido de comentários.

Prince agiu sempre de forma contundente em relação a publicações na internet, fazendo com que a sua equipa exigisse aos fãs que eliminassem vídeos de concertos e até mesmo as suas próprias versões das suas canções.

O administrador dos bens de Prince flexibilizou algumas das diretivas desde a morte do cantor, incluindo a disponibilização de suas canções em serviços de streaming como Spotify e a assinatura de novos acordos com editoras com que o artista tinha conflitos.

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