A plataforma de streaming Netflix enviou o seu último DVD esta sexta-feira (29), encerrando um serviço iniciado há 25 anos que ajudou a empresa a tornar-se uma gigante do entretenimento.

O fundador da empresa, Reed Hastings, disse muitas vezes que criou a Netflix depois de clube de vídeo Blockbuster lhe ter cobrado 40 dólares por devolver "Apollo 13" com seis semanas de atraso.

Foi então que ele teve a ideia de criar um serviço de DVD por correio por subscrição que permitisse ao cliente manter o filme pelo tempo que quisesse.

Depois de visto, o DVD era colocado num envelope pré-pago e devolvido.

"Em 1998, enviámos o nosso primeiro DVD. Esta manhã enviámos o nosso último", disse a empresa esta sexta-feira.

"Durante 25 anos, redefinimos a forma como as pessoas assistem a filmes e séries em casa e partilhámos a emoção de abrir as suas caixas de correio com nossos icónicos envelopes vermelhos", acrescenta o comunicado.

Em abril, quando a decisão de interromper o aluguer de DVDs foi anunciada, o co-presidente executivo da Netflix, Ted Sarandos, disse que estes envios "icónicos" "mudaram a forma como as pessoas consomem programas e filmes em casa e abriram o caminho para a mudança para o streaming".

No seu 'site', a empresa indicou que o serviço de correio acumulou 40 milhões de subscrições, principalmente nos EUA.

A plataforma de streaming conta atualmente com 238 milhões de subscrições em todo o mundo.

A Netflix notou que o primeiro filme enviado por correio foi a comédia de Tim Burton "Os Fantasmas Divertem-se" ("Beetlejuice") e que, desde então, enviou mais de 5,2 mil milhões de DVDs.

O mais alugado foi o drama desportivo "Um Sonho Possível", que valeu um Óscar a Sandra Bullock, filme sobre uma família branca que acolhia um jovem negro sem abrigo, lançado em 2009, quando o serviço de DVD estava no auge da popularidade.