A procuradora-geral de Los Angeles Jackie Lacey anunciou esta quinta-feira a criação de uma secção especial para analisar as numerosas denúncias de abuso sexual contra celebridades de Hollywood.

Lacey explicou que até o momento não recebeu qualquer denúncia passível de ser levada à Justiça.

"Estamos em contacto com os departamentos de polícia de Los Angeles e Beverly Hills", que abriram diversas investigações, incluindo contra o produtor Harvey Weinstein, o diretor James Toback e o ator Ed Westwick.

A imprensa americana informou esta terça-feira que o procurador de Manhattan está a preparar um caso contra Harvey Weinstein com base na acusação de duas violações feita pela atriz Paz de la Huerta.

No início de outubro, o jornal The New York Times e a revista New Yorker revelaram as primeiras acusações contra o produtor de Hollywood, que se multiplicaram e hoje envolvem dezenas de supostas vítimas.

O caso originou uma onda de denúncias na indústria cinematográfica e atingiu o ator Kevin Spacey, acusado de múltiplos assédios contra homens jovens; o produtor e realizador Brett Ratner; o ator Steven Seagal; o  agente David Guillod; o ator e comediante Louis C.K. e o ex-presidente dos estúdios Amazon Roy Price.