As melhores vozes nacionais estão a chegar à RTP1 vindas de todo o Portugal. Catarina Furtado conduz esta busca onde o talento dos candidatos é avaliado por reconhecidas figuras da música nacional.

A primeira fase está reservada apenas a quem canta e encanta. Só esses entrarão no restrito grupo de concorrentes que colocará os seus dotes vocais perante o grupo de avaliadores que os escuta de costas, e tentará superar a grande prova: fazer rodar a cadeira de quem avalia, em sinal de aprovação.

Estamos na primeira fase d'«A Voz de Portugal» - a Prova Cega. A cadeira rodou? Continua no programa. A prova foi superada!

Catarina Furtado defende o sistema de pré-seleção do programa, pois considera-o muito exigente. A apresentadora identifica-se claramente com o formato. «É um programa muito empolgante que está dividido em três fases com dinâmicas muito próprias, o que me obriga a ter diferentes interações com os candidatos e o público. Logo no início, a fasquia já está muito elevada, porque começamos com os melhores dos melhores. O programa acaba por ser uma montra para os candidatos mostrarem o seu talento.»

N'«A Voz de Portugal», o conceito de júri não existe. Os concorrentes terão de cantar com um único objetivo inicial - conquistar os mentores: Rui Reininho, Mia Rose, Anjos ou Paulo Gonzo.

O objetivo é que aos mentores só chegue o som da voz dos concorrentes e que a imagem destes fique totalmente em segundo plano. Assim, aos mentores cabe apenas escutar com muita atenção aqueles que levarem o seu coração para o palco.

Rui Reininho
A música faz parte da sua vida há 3 décadas. Já gravou mais de 12 álbuns e escreveu mais de duzentas canções, sendo um dos grandes compositores portugueses de música pop/rock. Rui Reininho considera que «É muito interessante escolher uma pessoa sem vermos se ela é bonita, se tem uma imagem artística ou se é simpática». Como mentor d'"A Voz de Portugal" afirma que "Aqui o conceito é encontrar algo único. Não há nenhuma voz igual.". Rui Reininho continua não tem dúvidas em afirmar que «Numa altura em que há muito negativismo, dar oportunidade à música é muito importante. Nós somos um exército que precisa de mais gente e qualidade para chegar ao nosso destino, que é vencer!»

Mia Rose
Em 2006, decidiu abrir um canal no Youtube e publicar alguns vídeos a cantar covers. O sucesso alcançado foi imenso! Numa vertente mais pop, Mia Rose também terá o seu lugar como mentora e defende que "A Voz de Portugal é completamente diferente de todos os programas do género, porque aqui estamos a dar o palco à voz. É isso que Portugal precisa! Atualmente as pessoas usam plataformas diferentes para mostrar a sua música, o que vem provar que podemos fugir às regras e dar a conhecer a música de uma forma diferente como, por exemplo, o Youtube. E este programa é como o youtube: uma forma diferente."

Anjos
Os irmãos Rosado, Sérgio e Nélson, cantam desde crianças, mas tornaram-se conhecidos e entraram definitivamente no mundo da fama e do espetáculo quando ganharam o programa Casa de Artistas da RTP, em 1997. Como mentores d'A Voz de Portugal não têm dúvidas: «Aqui o que interessa é o respeito pela música e pelos músicos que ali estão, porque são os nossos colegas». O duo mais famoso de Portugal celebrou 13 anos de carreira este ano e estão muito empolgados com este novo desafio... «Estamos a lidar com a nata da nata, os candidatos sofrem um longo processo de seleção e são os melhores dos melhores».

Paulo Gonzo
Em 1986, começou uma carreira a solo e distinguiu-se imediatamente no panorama musical português. Entusiasmado com este formato Gonzo afirma que «O programa é muito justo e com muita qualidade. O que interessa aqui é a voz, por isso vai ser muito divertido e musicalmente muito bom». Em relação à Prova Cega, o autor de «Jardins Proibidos» explica: «Nós damos argumentos aos concorrentes, mas eles é que nos escolhem a nós.» Paulo Gonzo conta com algumas surpresas neste programa, pois «quando ouvimos alguém (sem a vermos), formamos logo uma imagem mental, e ela nunca corresponde à realidade. E acho que aqui também poderá acontecer».

Querem saber mais? «A Voz de Portugal» estreia este sábado, às 22h15, na RTP1.

Encontram o programa também em:

rtp.sapo.pt/avozdeportugal
facebook.com/avozdeportugal
twitter.com/avozdeportugal