O canal emitido por cabo revive um dos mais recentes desastres, através da apresentação de testemunhos considerados inéditos e acompanhados de imagens que mostram o ambiente no luxuoso navio, minutos antes e durante a tragédia.

A estreia do documentário é esta quinta-feira, 29 de fevereiro, pelas 22:15, no National Geographic Channel (NGC).

Apenas dois meses após o trágico acidente do Costa Concórdia, o NGC apresenta testemunhos inéditos de quem viveu a tragédia em primeira mão, assim como algumas imagens que chocaram o mundo no passado dia 13 de janeiro.

Através do testemunho de alguns dos sobreviventes, que estavam a bordo do luxuoso navio, «Bastidores do Costa Concórdia: Testemunhos do Desastre» segue a história do trágico naufrágio e das buscas e operações de resgate que se seguiram.

A estes testemunhos juntam-se imagens chocantes e amadoras, muitas delas filmadas por telemóveis e que mostram a realidade do pânico vivido no momento do naufrágio.

Recorde-se que o Costa Concórdia embateu num recife ao largo da ilha de Giglio na Toscânia, provocando várias mortes.

Apesar de já se terem passado dois meses, o acontecimento continua vivo e a ser um dos temas principais das notícias em todo o mundo, não só pelo desastre em si, mas também por toda a controvérsia em redor do mesmo.

Ainda hoje, as buscas por mais vítimas continuam, estando ainda, de acordo com os dados fornecidos, 15 corpos por descobrir e identificar nos destroços do navio.

Sinopse do documentário:

No dia 13 de janeiro de 2012 estavam mais de 3200 passageiros e cerca de 1000 membros da equipa a bordo do Costa Concórdia. Esperavam apenas uma relaxante e magnífica viagem de cruzeiro.

O Concórdia navegou pelo Mediterrâneo durante seis anos e a bordo do mesmo podia-se ter acesso aos serviços mais luxuosos: cinco restaurantes e 13 bares, quatro piscinas, um ‘spa' e, no topo de tudo, um simulador de fórmula 1.

Todavia, enquanto navegava ao largo da Ilha de Giglio, na Toscânia, o navio embateu em rochas expostas, que deixaram um golpe de cerca de 70 metros no casco, um pouco menos do que a fenda que afundou o Titanic.

De seguida o navio encalhou num recife, acabando por virar. Os passageiros, aterrorizados, e toda a equipa teriam de ser resgatados. Para alguns foi uma rápida, mas assustadora retirada do navio, mas, para outros, foi uma história completamente diferente.

Um jovem casal em lua-de-mel encontrou a saída de emergência totalmente bloqueada e teve de passar longas e frias 24 horas no escuro e à espera de uma equipa de resgate. Um comissário de bordo, que estava a assistir um grupo de passageiros, caiu, sem que ninguém reparasse, numa das «entranhas do navio, e acabou por passar cerca de 36 horas em agonia, depois de acordar da queda e descobrir que tinha uma perna partida e uma vértebra esmagada.

Juntamente com os sobreviventes, oriundos de todo o mundo, o National Geographic Channel voltou a mergulhar nos acontecimentos dessa noite e mostra todas as imagens filmadas, as fotografias tiradas na noite do acidente e que mostram o horror vivido a bordo do Costa Concórdia.

O vídeo promocional:

Emissão: quarta-feira, 29 de fevereiro, às 22:20
Repetições: quinta-feira, 1 de março, às 1:20